Brasil

temer

Na esteira do desmonte das políticas públicas promovido pelo governo interino, percebe-se duas situações: a de paralisação ou de suspensão ou revogação das políticas.

40 dias de TEMERridades no Rural Brasileiro

Salud

“Apenas com o fortalecimento da democracia e a adoção de um modelo de desenvolvimento focado na justiça socioambiental e em uma outra economia, mais solidária e sustentável, será possível superar a atual situação. Caso contrário, a injustiça ambiental se deflagará de forma sistêmica no país.”

Pesquisador da Ensp/Fiocruz, analisa as perspectivas futuras e o sistema de saúde a partir do conceito de ‘injustiça ambiental’: Marcelo Firpo Porto

Agronegocio

Las elites no se articularon apenas para sacar a Dilma, también para atender los intereses capitalistas sobre los bienes. La clase dominante del campo, los latifundistas, los grandes propietarios de la tierra y las empresas transnacionales del agronegócio, fueron los actores principales en el avance golpista para interrumpir el proceso democrático y la distribución de las ganancias que, aun a pasos lentos, marchaba en Brasil.

Brasil: Intereses del Agronegocio y el Gobierno Golpista

mapa agrotoxicos

Pesquisa da USP traz detalhes sobre distribuição etária da contaminação por pesticidas no Brasil; 40% dos casos até 14 anos em MG e MT atingem faixa até 4 anos.

Brasil - Crianças envenenadas: nem bebês estão a salvo dos agrotóxicos

Pesquisadora da USP monta mapa da contaminação por agrotóxico no Brasil

Os mapas produzidos por Larissa Mies Bombardi são chocantes. Quando você acha que já chegou ao fundo do poço, a professora de Geografia Agrária da USP passa para o mapa seguinte. E, acredite, o que era ruim fica pior. Mortes por intoxicação, mortes por suicídio, outras intoxicações causadas pelos agrotóxicos no Brasil. A pesquisadora reuniu os dados sobre os venenos agrícolas em uma sequência cartográfica que dá dimensão complexa a um problema pouco debatido no país.

Pesquisadora da USP monta mapa da contaminação por agrotóxico no Brasil

comunicar

Com o tema Comunicar para transformar, esta edição da Revista Agriculturas tem a intenção de gerar reflexão e oferecer subsídios sobre a importância, as possibilidades e as estratégias da comunicação popular e comunitária, considerando a sua contribuição nas práticas voltadas à conscientização e à ação de agricultores e agriculturas na promoção da Agroecologia.

Revista Agriculturas: Comunicar para Transformar. v.13, n.11

Por AS-PTA
planapo

"Com o Planapo 2016-2019, são assentadas as bases para a continuidade do processo de consolidação e aperfeiçoamento da política de agroecologia e produção orgânica, com a consciência de que há muito para se avançar, mas também com a convicção da importância da construção deste caminho para recolocar a produção agrícola em uma relação sustentável com o meio ambiente, que possa beneficiar amplamente os cidadãos e cidadãs do campo, das florestas, das águas e da cidade."

Brasil: Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica 2016-2019

Por CIAPO
brasil

"Os experimentos comprovaram a superioridade das sementes dos agricultores em detrimento das variedades comerciais, estando submetidas a condições climáticas desfavoráveis".

Brasil: Agricultores do Polo da Borborema comemoram reconhecimento das Sementes da Paixão obtido através de pesquisas participativas

Por AS-PTA