Brasil

agronegocio brasil

A expansão agrícola no Brasil continuará no mesmo nível nos próximos 10 anos e os dois destaques continuam os mesmos: soja e boi. A soja crescerá em área quase 10 milhões de hectares – de 31,5 para 41,1 milhões – e a produção de carne de 8,4 milhões de toneladas para 11 milhões de toneladas.

Brasil - Agronegócio: a marcha dos insensatos até 2025

patrimnonio

A quem convém assegurar que os detentores do conhecimento tradicional não participem efetivamente da construção do novo marco legal sobre acesso ao patrimônio genético?

Lei de acesso ao patrimônio genético: entre incógnitas e críticas

brasil

Em entrevista, Daiara Tukano fala sobre a miséria e as ameaças sofridas dentro dos territórios em que os Guarani-Kaiowás vivem e sobre a articulação dos proprietários de terra no Congresso.

“Nós somos as vítimas do maior genocídio da humanidade”, denuncia militante indígena

survival

En los últimos días los guaraníes de Brasil están sufriendo una oleada de ataques, pactados y sistemáticos, a manos de pistoleros contratados por los terratenientes que ocupan sus tierras ancestrales.

Crisis humanitaria: pistoleros someten a los guaraníes a una violencia atroz en Brasil

Parlamentares ruralistas teriam incentivado ataques contra Guarani Kaiowá

Ruralistas proclamam: “tem que eliminar esses índios inúteis”; ataques paramilitares contra os Guarani Kaiowá envolveriam até senador e deputados.

Brasil: Parlamentares ruralistas teriam incentivado ataques contra Guarani Kaiowá

22898

"REDD tende a transferir a responsabilidade para a crise climática de sociedades industrializadas para as comunidades da floresta... Precisamos respeitar os povos indígenas na sua diferença cultural, deter os crescentes interesses industriais e comerciais que incessantemente invadem seus territórios, e apoiar a luta política dos povos indígenas pelos seus direitos e por sua autonomia."

Responsabilidade para a crise climática pertence a quem? Entrevista com Michael Schmidlehner

Salud

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares tem como objetivo fazer frente à ofensiva conservadora que ameaça o SUS, mercantiliza a saúde e afasta a medicina dos mais pobres.

Médicos populares e o contraponto à mercantilização da saúde

mst

O Movimento lança sua posição oficial diante da atual crise política e a situação atual da Reforma Agrária no país: "exige do governo federal o assentamento prioritário de todas as 120 mil famílias acampadas (algumas há mais de dez anos), um Plano Nacional de Produção de Alimentos Saudáveis e a implantação do Programa Nacional de Agroecologia, aprovado em 2012 e até hoje parado."

MST lança nota sobre o atual momento político e a Reforma Agrária