Brasil

agrotox

Instituto Nacional do Câncer estabelece relação entre doença e venenos agrícolas. Governo e Congresso insistem em manter política que incentiva, com isenção de impostos, uso maciço do produto.

Agrotóxicos e câncer: irresponsabilidade torna-se explícita

Salud

Dados inéditos da USP indicam que entre 2007 e 2014 foram notificadas 2.150 intoxicações somente na faixa etária de 0 a 14 anos de idade; número pode ser 50 vezes maior.

Brasil: Agrotóxico, crianças estão entre as principais vítimas dos malefícios

bras

Enera terá o papel de propor a construção de um novo espaço de articulação entre os trabalhadores da educação e a sociedade.

Mais de 1.200 participantes debatem a educação pública brasileira

Tierra, territorio y bienes comunes

A menos de dois meses da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, população se prepara para levar pautas que promovam a garantia de alimentos saudáveis na região.

Brasil: Comida de verdade no Semiárido

Pueblos indígenas

"As retomadas feitas pelos Guarani e Kaiowá são uma forma de dizer um basta à paralização nos procedimentos demarcatórios e à violência silenciosa e cotidiana. Retomar a terra é atitude cidadã daqueles que, sustentados por um direito legítimo, dão um passo na direção de sua efetiva garantia, uma vez que o governo se mostra omisso."

Brasil: Resistência Guarani e Kaiowá e as novas ofensivas contra os direitos indígenas no MS

Agronegocio

"Invadem área pública, terra indígena ou assentamento, não dão a mínima para o aparato legal, que é totalmente frágil nesses confins, e aplicam o seu poder. Qual o objetivo: os saqueadores primeiro vendem a madeira, mas o que eles querem é a terra, que depois será convertida em pastagem ou em campo de soja."

Amazônia: o poder dos piratas do agronegócio

b

Después de tres días de intenso terror y violencia, e intermediado por el vice-alcalde de Douradina, Estado de Mato Grosso do Sul, José Ailton Nunes, hacendados e indígenas Guarani Kqiowá de la comunidad Guyra Kamby’i lograron un acuerdo en la noche del último sábado 5 de septiembre.

Brasil: Después de días de terror, Guarani Kaiowá y hacendados lograron un acuerdo, pero la tensión continúa

Por ADITAL
aa

El asesinato de la líder comunitaria María das Dores dos Santos Salvador, de 52 años, conocida como Dora, ha intensificado las discusiones sobre los conflictos por la tierra en el Estado de Amazonas.

Brasil: Caso Dora, asesinato de activista recalienta denuncias sobre conflictos de tierra en el Amazonas