Brasil

Megaproyectos

"São tempos de eufemismos. E eles estão por todos os lados. Em Altamira, a palavra do momento é 'remoção'. Belo Monte, uma das maiores e mais controversas obras do Brasil atual, 'removeu' e ainda 'removerá' milhares de pessoas de suas terras e de suas casas sem que o governo federal tenha garantido à população o seu direito à assistência jurídica."

Brasil: O pescador sem rio e sem letras

Monocultivos forestales y agroalimentarios

Em artigo, o Defensor Público Wagner Giron de la Torre fala sobre a relação dos monocultivos de eucalipto com a biodiversidade. Nesta era do poder do dinheiro e da propaganda existem várias coisas que parecem ser mas não são. O monocultivo do eucalipto é uma delas: parece floresta, mas não é.

Monocultivo de eucalipto parece uma floresta, mas não é

Economía verde

“El impacto de la Bolsa Verde es que se pierden todos los derechos que los pueblos tienen como ciudadanos. Pierden todo el control del territorio. Ya no pueden plantar. Ya no pueden hacer ninguna actividad del cotidiano. Sólo reciben una plata para quedarse mirando el bosque, sin poder tocarlo. Entonces, se le saca el verdadero sentido de la vida al ser humano”.

Economía verde: Pueblos de los bosques y territorios. Violaciones de derechos en el Estado de Acre

Transgénicos

"A Abrasco vem se manifestar contrária a autorização pela Anvisa e pela SVS de utilização de mosquitos transgênicos para o controle vetorial da dengue. Propõe também que sejam criados fórum de debates públicos sobre o controle da dengue realizado por meio do mosquito transgênico, com apoio das comissões de Bioética e de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Também se posiciona para a necessidade de abertura de um debate nacional sobre a forma como a CTNBio delibera sobre temas de interesse da saúde pública e ambiental."

Brasil: Abrasco se posiciona sobre liberação de mosquitos transgênicos

Por Abrasco
Biodiversidad

Além de restrições aos direitos de povos indígenas e tradicionais, texto final permite anistia de multas de empresas que tenham cometido infrações no acesso e exploração do patrimônio genético. Presidente da Câmara usou de seu poder a favor dos interesses das grandes indústrias.

Brasil: Governo atende indústria e ruralistas atropelam votação final de PL de recursos genéticos

Pueblos indígenas

Segundo denúncia realizada junto ao Ministério Público Federal (MPF), na manhã do último dia 7, um jovem Kaiowá de 17 anos foi sequestrado por um grupo armado, nas imediações de Naviraí (MS), e submetido a sessões de tortura – espancamentos e pressão psicológica. O indígena vive em acampamentos que compõem a Terra Indígena Santiago Kue, localizados às margens da BR-163, trecho que liga as cidades de Juti e Naviraí.

Brasil: Milícia anti-indígena sequestra e tortura jovem Kaiowá em Naviraí (MS)

Biodiversidad

Entidades ambientais consideram que texto aprovado na Câmara atende apenas ao capital privado, aos setores farmacêuticos e da indústria cosmética. A reportagem é de Hylda Cavalcanti e publicada por Rede Brasil Atual - RBA.

Brasil: Polêmica sobre 'marco da biodiversidade' continua no Senado

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Se cumprem dez anos do assassinato da Irmã Dorothy, morta em 2005 aos 73 anos de idade, no interior de Anapu, Pará. Dorothy foi morta com seis tiros a queima-roupa, a mando de grileiros e madeireiros da região que a tempos já há ameaçavam pelos seu compromisso aguerrido em defesa da terra, dos territórios e dos direitos humanos. Nesse Marco o MPA resgata uma entrevista especial de 2009 feita pela Unisinos com a Irmã Margarida Pantoja, das Missionárias de Santa Teresinha, de Belém do Pará.

O grande levante social e religioso de Irmã Dorothy. Entrevista especial com Margarida Pantoja