Brasil

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Se cumprem dez anos do assassinato da Irmã Dorothy, morta em 2005 aos 73 anos de idade, no interior de Anapu, Pará. Dorothy foi morta com seis tiros a queima-roupa, a mando de grileiros e madeireiros da região que a tempos já há ameaçavam pelos seu compromisso aguerrido em defesa da terra, dos territórios e dos direitos humanos. Nesse Marco o MPA resgata uma entrevista especial de 2009 feita pela Unisinos com a Irmã Margarida Pantoja, das Missionárias de Santa Teresinha, de Belém do Pará.

O grande levante social e religioso de Irmã Dorothy. Entrevista especial com Margarida Pantoja

bra1

Entrevista especial com Fernando Carneiro. “Imagina um Brasil que ao invés de 150 bilhões para a produção do agronegócio, destinasse esse valor para a agricultura agroecológica. Isso implicaria numa mudança radical dessa situação. Então, o que precisa é uma mudança política”, afirma o biólogo.

Agrotóxicos e agroecologia. Uma questão técnica? Não! Paradigmas diferentes em disputa

Biodiversidad

"La relación de la Ética con la Biodiversidad debe ser construída con todas las diferencias de pensamiento que se contrapone a la gobernabilidad actual que manipula la biodiversidad, en la acumulación de riqueza en pocas manos, a costo de la exclusión de la gran mayoría de la población. La Bioética debe estar asentada en la responsabilidad de un nuevo modelo de relación con los recursos naturales y ambientales que se extende a todos los seres vivos y que contemple la preocupación con las futuras generaciones."

Carta de los participantes del Fórum Social Mundial de la Biodiversidad FSMBio 2015

dorothy

O círculo vicioso de mortes, impunidade e mais violência alimenta uma indústria que vem financiando há décadas o desmatamento da Amazônia. Não bastasse o horror da violência, as famílias que sobrevivem às ameaças e os parentes das vítimas assassinadas ainda têm que conviver com seus algozes livres.

Brasil: O sangue ainda corre na floresta. 10 anos sem Dorothy Stang

Pueblos indígenas

"No encontro breve com o presidente da Câmara os Kayapó protagonizaram mais uma bela e importante página na luta dos povos indígenas por seus direitos. Daqui há pouco terão um encontro para o qual estão previstos a participação de cinco ministros – Justiça, Meio Ambiente, Transportes, Saúde, Minas e Energia mais Ministério Público Federal.

Declaração de guerra aos povos indígenas do Brasil

Minería

Em meio à maior crise hídrica já enfrentada pelo estado de Minas Gerais, o setor da mineração exporta diariamente quase 7 mil litros de água por hora para outros estados por meio de minerodutos. A solução das mineradoras para o transporte rápido de minério de ferro até os portos para exportação tem pesado para a população, que agora está tendo que arcar com os riscos do desabastecimento de água no Estado.

Brasil: Minerodutos exportam quase 7 mil litros de água de Minas para outros estados por hora

Agua

Contêineres saem diariamente de portos na costa brasileira abarrotados de carne bovina, soja, açúcar, café, entre outros produtos agrícolas exportados para o mundo. Mas dentro deles há um insumo invisível, cujo valor ultrapassa cálculos estritamente econômicos. Ao longo do ano, o Brasil envia ao Exterior cerca de 112 trilhões de litros de água doce, segundo dados da Unesco — o equivalente a quase 45 milhões de piscinas olímpicas ou mais de 17 mil lagoas do tamanho da Rodrigo de Freitas. Tantos litros são o total dos recursos hídricos necessários para produzir essas commodities.

Brasil exporta cerca de 112 trilhões de litros de água doce por ano

Tierra, territorio y bienes comunes

Com o título Mudanças climáticas e direitos humanos, a plenária da manhã da última sexta-feira (30/01) do Fórum Social Mundial Biodiversidade 2015 reuniu diferentes especialistas que apresentaram os desafios ambientais por seus pontos de vistas, de acordo com sua trajetória profissional e de pesquisa, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus (AM).

Brasil: Direitos humanos e mudanças climáticas foram temas do Fórum Social Mundial 2015, em Manaus