Brasil

Salud

No início de 2011, a Campanha Contra os Agrotóxicos causou estardalhaço ao afirmar que cada brasileiro consumia 5,2 litros de agrotóxicos por ano. À época, o cálculo foi simples: a indústria dos venenos, orgulhosa do sucesso de seu mortífero negócio, alardeou aos quatro ventos que havia vendido 1 bilhão de litros de agrotóxicos. Divididos pelos então 192 milhões de habitantes, nos davam os 5,2 litros por pessoa. Ainda que este volume todo não chegue diretamente à nossa mesa, vai nos encontrar algum dia pela terra, pela água ou pelo ar. O veneno não desparece, como querem fazer crer aqueles que enriquecem com ele.

Em 2014, cada brasileiro consumiu 7,3 litros de agrotóxicos

Transgénicos

Os argumentos favoráveis à plantação de eucalipto transgênico foram aceitos em seção plenária, no dia 9 de abril, com a aprovação de 18 dos 21 membros da CTNBio. A partir dessa decisão, o plantio já “está valendo, embora os estudos tenham sido realizados em áreas restritas, não cumprindo norma da CTNBio que exige testes em todos os agroecossistemas”, critica Leonardo Melgarejo, em entrevista concedida à IHU On-Line por e-mail.

Brasil: Aprovação de eucalipto transgênico atende interesse do mercado de pasta de celulose

mst1

O ambientalista Rafael Fernandes, do Movimento Os Verdes, apresentou um dossiê com denuncias de que a empresa Pinvest não possui licenças ambientais para a plantação de pinus na área.

Brasil: Fazenda da Pinvest, ocupada por Sem Terra, é acusada de grilagem e danos ambientais

Pueblos indígenas

Um grupo de índios invadiu na quinta-feira, 23, o escritório do Ibama em Altamira, no Pará. Eles protestam contra oprocesso de licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte, em construção no Rio Xingu, a poucos quilômetros do município paraense.

Brasil: Em protesto contra Belo Monte, índios invadem sede do Ibama no Pará

Crisis climática

"O conteúdo do livro não entra em detalhes sobre a emergência das mudanças climáticas. Em vez disso, concentra-se nos argumentos em favor da organização de um movimento de massas para a ação climática, articulando com a luta pelas mudanças no sistema econômico", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Brasil: O capitalismo, a degradação ambiental e a mudança climática, segundo Naomi Klein

Tierra, territorio y bienes comunes

A Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale divulgou hoje (16) o Relatório de Insustentabilidade da Vale 2015, com denúncias de violações de direitos humanos e ambientais cometidas pela empresa de mineração no Brasil e em mais oito países nos quais opera.

Brasil: Relatório denuncia violações de direitos humanos e ambientais pela Vale

paraguay

Los campesinos del norte de Paraguay se ven cada vez más afectados por la extensión y usurpación de la frontera productiva por parte de grandes empresarios agrícolas y ganaderos, situación que los sumerge en la pobreza, les quita las tierras, contaminan sus cultivos y dañan su salud con gilfosato. Mientras tanto, el gobierno nacional de Horacio Cartes sigue militarizando está región en pos de cumplir con las demandas de las compañías y seguir al pie de la letra con las exigencias del imperialismo.

Control militar y afianzamiento internacional contra el campesinado paraguayo

Pueblos indígenas

El Congreso de Brasil está debatiendo una propuesta de enmienda a la Constitución. De aprobarse daría al Congreso, que tiene una sólida bancada de políticos anti-indígenas vinculados al poderoso sector del agronegocio, la última palabra en el reconocimiento de los territorios indígenas.

Frena la enmienda anti-indígena en la Constitución brasileña