Brasil

Pueblos indígenas

Doze lideranças do povo Paiter Suruí, da Terra Indígena (TI) Sete de Setembro, localizada no estado de Rondônia, afirmaram ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Flávio Chiarelli, em uma reunião realizada na manhã de ontem (24), que desejam que o projeto de Carbono Florestal Suruí seja suspenso.

Brasil: Lideranças Suruí afirmam que não querem mais o projeto de carbono em suas terras

Tierra, territorio y bienes comunes

Reverberando o movimento indígena, os Kayapó, em audiência com o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disseram que caso os parlamentares insistissem na aprovação da PEC 2015, semanalmente povos de todo o Brasil se fariam presentes em Brasília para protestar e dizer não ao projeto.

Brasil: O grito da Selva ao Planalto, povos indígenas de Rondônia estão em Brasília

h1

Contra o excesso de industrialização dos alimentos, consumidores ativistas arrendam terras, compram sementes e viram sócios de agricultores. Conheça o progressismo culinário.

Brasil: A gente não quer só comida

b1

Brasil se mantiene como uno de los países del mundo con mayor concentración de tierras y unos 200.000 campesinos siguen sin tener una parcela donde cultivar, en un problema que el primer gobierno de la presidenta Dilma Rousseff hizo muy poco por aliviar.

Brasil no es país para los sin tierra en tiempos de Rousseff

Biodiversidad

La Policía brasileña ha arrestado al "mayor deforestador" de la selva amazónica, identificado como Ezequiel Antônio Castanha, informaron hoy fuentes oficiales. Se le acusa de ser el responsable de un 10 % de la deforestación de la Amazonía en los últimos dos años

Arrestan en Brasil al “mayor deforestador” de la selva amazónica

Agua

Há uma ficção que traduz com semelhança a situação que ora vivemos. Um cientista anteviu uma catástrofe climática inevitável no filme O dia depois de amanhã. Os políticos o ignoraram, até que o pior previsto aconteceu.

A água nossa de cada dia. Entrevista com Antonio Donato Nobre

Extractivismo

Em janeiro de 2015, foram desmatados 288 km² na Amazônia Legal - aumento de 169% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando a devastação se estendeu por 107 km². O monitoramento, não oficial, foi realizado peloSistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém, no Pará.

Brasil: Desmatamento aumenta 169% na Amazônia Legal

Monocultivos forestales y agroalimentarios

A data da liberação dos plantios transgênicos do eucalipto no país está marcada: a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) pautou o tema para o dia cinco de março próximo. Com a medida, a colheita da planta para uso industrial será feita com cinco anos, aumentando os danos ambientais provocados pela monocultura.

Brasil: CTNBio vota liberação do eucalipto transgênico dia 5 próximo