Brasil

Biodiversidad

Não é só na motosserra que o Brasil perde florestas. O país perdeu 5,2 milhões de hectares nos últimos 33 anos por decreto - é algo equivalente ao Rio Grande do Norte. Neste período, 93 parques nacionais e outras unidades de conservação sofreram redução de área ou tiveram seu status de proteção relaxado, ameaçando a biodiversidade. Quase 75% desta perda aconteceu na Amazônia entre 2008 e 2012. Os principais motivos são projetos de hidrelétricas, pressão do agronegócio e urbanização.

Brasil: Em 33 anos, país perdeu mais que uma Costa Rica em áreas verdes protegidas

Megaproyectos

Después de la crecida histórica del río Madera miles de familias quedaron desalojadas, los grandes impactos se funden al rastro de la destrucción de las dos mega hidroeléctricas de Santo Antonio y Jirau. Desde el inicio de las inundaciones los afectados se han movilizado y presentado propuestas por la garantía de sus derechos. Sin respuestas concretas y resistiendo a la reubicación para un campo de concentración de tiendas de lona, ocupan la represa de Santo Antonio para exigir al gobierno y las empresas.

Brasil: es tiempo de organización y lucha en el Río Madera

Por MAB
Movimientos campesinos

A Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária já mobilizou 17 estados e o DF, além de ações na Itália, Inglaterra, Espanha e EUA. Foram realizadas mais de 60 ocupações de terra, prédios públicos e trancamento rodovias. O MST também promoveu marchas em pelo menos quatro capitais (São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife).

Brasil: MST mobiliza 18 estados em jornada de lutas

noname (13)

En la mañana de hoy, el grupo de base del Movimiento de los Pequeños Agricultores del Asentamiento Silvérios, municipio de Pinhão –PR, se reunió para discutir la reapertura de la Escuela Municipal Rural Nuestra Señora de la Salette, en la Comunidad.

Brasil: en Paraná el MPA apoya la lucha por la reapertura de escuela del Campo

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Nesta terça-feira (06/05), após uma mobilização na qual se encontravam 500 trabalhadores acampados da região de Apodi, em luta por conta da jornada de lutas do MST, dois Sem Terra foram executados.

Brasil: trabalhadores do MST são assassinados no Rio Grande do Norte

CPT2013

"Em 2013, porém, os povos indígenas não foram simplesmente vítimas de ações violentas. Eles protagonizaram 61 ações de retomada de seus territórios, entre as 230 registradas. 20 destas ações se registraram na Bahia e 30 no Mato Grosso do Sul. Fatos que desconstroem a noção de passividade dessas populações."

Conflitos e Violência atingem povos indígenas e com unidades tradicionais - Comissão Pastoral da Terra

Por CPT
20040

"Viemos manifestar nossa prioridade de defender a todo custo a vida, estando portanto preocupados com a exploração de petróleo e gás na nossa região, bem como com a implementação de projetos de pagamentos por serviços ambientais, a exemplo do REDD."

Brasil: Manifesto dos povos da floresta do Vale do Juruá

Agronegocio

Mais de 1500 pessoas do MST junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam o prédio da empresa Odebrecht, na região do Butantã, zona oeste da cidade de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (8).

Brasil: mais de 1500 Sem Terra e Sem Teto ocupam a sede da Odebrecht, em São Paulo