Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

Chicão afirma que a agroecologia não será construída somente pelo povo do campo: “Ela tem que ser um sistema que se constrói com a sociedade inteira. Os agrotóxicos não são um problema exclusivo dos camponeses, é um problema de toda a sociedade, porque todo mundo se alimenta. Por isso é que nós precisamos unir as forças para ir construindo um novo sistema de produção, um novo sistema de vida que não seja baseado puramente na criação e acumulação de capital."

“Não há possibilidade de produzir agroecologia plena onde se predomina o grande capital”: Chicão, coordenador do Setor de Produção do MST

Transgénicos

"Boa parte dos produtores de milho de Mato Grosso enfrenta problemas na safrinha atual com o ataque de lagartas ao milho Bt, variedade que recebe por meio de engenharia genética uma toxina da bactéria Bacillus thuringiensis com ação inseticida. Ocorre que a praga passou a ter resistência ao transgênico, e não o contrário, como a tecnologia propunha."

Brasil: o fracasso do milho transgênico

Transgénicos

Durante os dias 30 de abril a 9 de maio de 2014, todos os bispos da igreja católica brasileira se reuniram em assembleia anual, em Aparecida-São Paulo e se dedicaram a aprovação de um importante documento de análise da questão agraria brasileira.

CNBB discute e aprova importante documento sobre a questão agraria brasileira

Por CNBB
Tierra, territorio y bienes comunes

"Historicamente, hoje mais do que nunca, a disputa pelo território na Amazônia tem se dado entre o Estado, apoiado por grandes empresas e políticos profissionais (geralmente envolvidos em atividades ilegais), todos com fortes interesses econômicos na região, e as comunidades tradicionais e indígenas que, estando do outro lado, participam desta disputa em imensa desvantagem", escreve Ana Laíde Soares Barbosa.

Brasil: disputa pelo território, Movimentos sociais e resistência na Amazônia

noname (16)

"Diante da crise social, ecológica e econômica, gerada pelo fracasso da revolução verde, ficou cada vez mais clara a necessidade de construir um novo paradigma para a agricultura mundial."

Brasil: Jornada de Agroecologia se consolida numa escola popular e camponesa

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Atual diretor financeiro do Conselho Nacional das Comunidades Extrativistas (CSN), Manoel Cunha afirma que nunca houve retrocesso tão grande em relação aos direitos das populações tradicionais. Os problemas vão desde o processo de criação das unidades de conservação (UC), que estão emperrando a criação de novas áreas de uso sustentável, até projetos de redução de seus territórios ou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215), que transfere a competência da União na demarcação de terras indígenas para o Congresso Nacional. Diz, ainda, que o movimento social não tem conseguido uma estratégia eficiente para reverter essa situação.

Manoel Cunha: Populações tradicionais vivem retrocesso em seus direitos

mst marcha.3

“Ganhe quem ganhe, continuará tudo igual. Só espero que não ganhe o Aécio, porque aí seria uma guerra”, diz o líder do MST.

"Está em curso, no Brasil, uma concentração da propriedade da terra". Entrevista especial com João Pedro Stédile

Megaproyectos

Por volta da 21:30 h da noite desta segunda, 12, cerca de 150 pescadores das colônias de pesca de Altamira, Vitória do Xingu, Porto de Moz e Senador José Porfírio iniciaram um grande protesto contra a falta de negociação e indenizações por parte do Consórcio Norte Energia, responsável pela usina de Belo Monte.

Pescadores protestam contra Belo Monte e fecham Transamazônica