Brasil

Agrotóxicos

A cada 90 minutos, alguém é envenenado por um agrotóxico no Brasil. O filme "O veneno está na mesa 2" traz à tona uma encruzilhada. Para o diretor do documentário, Silvio Tendler - que tem no currículo trabalhos como "Jango" e "Cidadão do mundo", sobre Josué de Castro - está mais do que na hora de o pais fazer uma escolha entre dois caminhos: uma alimentação saudável fruto de uma agricultura familiar ou um modelo com base no agronegócio calcado no trinômio monocultura, baixa empregabilidade e agrotóxicos.

"O veneno está na mesa 2" mostra alternativas para alimentação saudável

Transgénicos

"Em entrevista à Página do MST, Melgarejo discute o impacto que as decisões tomadas pela CTNBio tem na sociedade, analisa como a proximidade de muitos de seus membros com setores do agronegócio é perigosa para a soberania do país e critica a forma com que a comissão libera transgênicos."

Melgarejo: CTNBio ignora impactos da aprovação de transgênicos

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

O extrativista José Cláudio Ribeiro, a religiosa americana Dorothy Stang e o biólogo espanhol Gonzalo Alonso Hernández têm algo em comum. Os três ativistas foram assassinados no Brasil, palco de suas campanhas a favor da conservação do meio ambiente. Eles figuram numa relação divulgada ontem pela ONG Global Witness, que lista 908 ambientalistas executados, entre 2002 e 2013, em 35 países. Quase metade dos casos, 448 mortes, ocorreu em território brasileiro.

Brasil tem metade das mortes de ativistas ambientais no mundo

Agroecología

O III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) será realizado de 16 e 19 de maio de 2014, em Juazeiro (BA), com o lema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro”. Cerca de 2 mil pessoas de todo o país, dentre elas 70% agricultoras e agricultores, e mais diversos segmentos da sociedade, participarão de seminários, debates e atividades culturais.

Juazeiro da Bahia recebe agricultores de todo o Brasil para discutir agroecologia, de 16 a 19/05

Por SASOP
Agrotóxicos

A campanha mundial de proteção às abelhas Bee or not to be?, apresentada no final do ano passado em Ribeirão Preto com uma série de ações, como o site, disseminando informações e colhendo assinaturas para uma petição online, acabou de lançar o aplicativo BeeAlert.

Brasil: Aplicativo registra perda de abelhas por uso de agrotóxicos

MPA realiza intercâmbio entre famílias de Novo Cabrais no RS

A partir do Projeto de ATER Sementes Crioulas: semeando as raízes do futuro, o MPA esta desenvolvendo em mais 20 municípios gaúchos atividades de formação e intercambio para a transição a agroecologia e produção de alimentos envolvendo cerca de 500 famílias, no final de março foi do município de Novo Cabrais realizar o intercambio para troca de saberes entre as famílias camponesas envolvidas no projeto.

De Camponês para Camponês: MPA realiza intercâmbio entre famílias de Novo Cabrais no RS

Por MPA
Agronegocio

"Em entrevista à Página do MST, Joanil analisa os conflitos pela terra durante a ditadura militar, a opressão que os trabalhadrores rurais sofreram, o papel da igreja no período e o que mudou no campo brasileiro de lá até hoje. “Acabou a ditadura militar, mas continua a ditadura do latifúndio, a ditadura do modelo econômico, do capital”."

Brasil: "Acabou a ditadura militar, mas não a do latifúndio", afirma coordenador da CPT

Extractivismo

Em um projeto inédito, a Universidade Autônoma de Barcelona mapeou conflitos ambientais em todo mundo. No mapa, o Brasil aparece em terceiro lugar (ao lado da Nigéria) em número de disputas, enquanto a mineradora brasileira Vale ocupa a quinta posição no ranking de empresas envolvidas nessas questões.

Mapa inédito coloca o Brasil em 3º lugar em conflitos ambientais