Brasil

DSC08187

“Acesso a sementes, soberania e segurança alimentar” foi tema do primeiro painel do evento “Mesa de Controvérsias – Transgênicos”, realizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em Brasília nesta quinta e sexta-feira (11 e 12).

Brasil: monopólio sobre sementes ameaça soberania alimentar

florestan

Vocês têm acompanhado nossas atividades na luta pela Reforma Agrária e por uma sociedade brasileira com mais igualdade nesses anos todos. A formação político-ideológica e o processo educativo é tão importante para o MST quanto conquistar a terra para trabalhar e produzir alimentos.

Faça parte da Escola Nacional Florestan Fernandes: entre na associação de amigos da escola do MST

Feminismo y luchas de las Mujeres

A partir de hoy, Adital reproducirá todos los viernes, notas especiales de Agencia Pública sobre las historias de diez mujeres cuyas vidas están amenazadas por luchar por sus derechos y por la preservación de la floresta amazónica.

Brasil: Ellas, marcadas para morir

Pueblos indígenas

Hace un año, caciques y líderes Ava-Guaraní del oeste del estado de Paraná, sur de Brasil, se reunieron para discutir los problemas de sus comunidades. Demarcación de la tierra, salud y educación son sus principales preocupaciones. En la reunión, se definieron las directrices y las reivindicaciones encaminadas al Gobierno.

Brasil: en Paraná, caciques Guaraní exigen demarcación de sus tierras y derechos básicos

Por CIMI
Agrocombustibles

"“Esse caminho de investir no agronegócio é prejudicial do ponto de vista social, porque não gera empregos. De certo modo, os problemas sociais nas grandes metrópoles são ocasionados por conta das migrações do campo, porque os agricultores não têm mais o que produzir, não têm mais terras e essas grandes monoculturas empregam pouca gente”."

Biocombustíveis e a submissão econômica. Entrevista especial com Sérgio Schlesinger

bloqueio_br_piquia_3_medium

Campanha de pressão em favor da comunidade de Piquiá de Baixo, vítima da poluição de mineradora e siderúrgicas no nordeste do Brasil.

Llamado desde Brasil, ¡Piquiá quiere vivir!

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

En Brasil, “por primera vez desde la derrota electoral 1989 hay una unidad popular tan amplia”, resalta João Pedro Stedile, líder del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST).

Brasil: Campesinos, trabajadores e indígenas buscan su lugar en las calles

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

Balanço do dia de mobilizações conjuntas dos movimentos sociais e sindicais. O MST, neste 11/07, mobilizou mais de 17 estados com atos, manifestações, trancamentos de rodovias e aberturas de pedágio.XX

Brasil: MST mobilizou mais de 17 estados no Dia Nacional de Luta