Brasil

Movimientos campesinos

No próximo dia 21 de agosto está agendado o julgamento do mandante e executor do Massacre de Felisburgo, Adriano Chafik, no Tribunal do Júri do Fórum Lafaiete, em Belo Horizonte (MG).

Brasil: Sem Terra se mobilizam em torno do Julgamento do Massacre de Felisburgo

Transgénicos

O objetivo é debater sobre “quando os transgênicos são interessantes para o produtor e quando não são”. Até há muito pouco tempo seria improvável ouvir tal questionamento vindo de setores do agronegócio que sempre defenderam com unhas e dentes o uso dos transgênicos. Nada como um dia após o outro. Quem sabe em mais algum tempo concluirão que a forma adequada de usar as sementes transgênicas é não usá-las…

Brasil: seminário aborda “uso adequado de transgênicos”

Por Famasul
Transgénicos

Na reunião realizada ontem em Brasília, a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) votou três itens de pauta motivados pela repercussão causada pelo primeiro estudo científico que avaliou no longo prazo o efeito de um milho transgênico sobre a saúde.

Brasil: CTNBio descarta reavaliar polêmico milho da Monsanto

Por AS-PTA
Agronegocio

"Essa forma de cultivo, que completa 10 anos após a sua liberação no país, deve continuar sendo questionada, uma vez que essa cultura não aumentou a produtividade da agricultura e apenas diminui a variedade dos cultivos, como é o caso do milho."

Agronegócio transforma 85% das terras agricultáveis no Brasil em cultivo de soja

Crisis capitalista / Alternativas de los pueblos

Em entrevista coletiva concedida aos veículos alternativos presentes na 12ª Jornada de Agroecologia, João Pedro Stedile, da Coordenação Nacional do MST, avaliou a conjuntura do país criada pelas manifestações nas ruas e como elas afetam pautas históricas dos movimentos sociais, como a Reforma Agrária e a democratização dos meios de comunicação.

Stedile: “Mobilizações das ruas abrem necessidade de debater avanço da Reforma Agrária”

Monocultivos forestales y agroalimentarios

O monocultivo de madeira tem se tornado um grande inimigo dos camponeses paranaenses, e não é de hoje.

Brasil: Deserto Verde: plantio industrial de árvores ameaça camponeses no Paraná

Industrias de la Vale perjudican la salud de 1.100 personas en Maranhão

Con la llegada de la Vale, multinacional de minería, Piquiá de Baixo, localidad del Municipio de Açailandia, en el Estado de Maranhão, cerca de 380 familias, unas 1,1 mil personas en total, vienen siendo perjudicadas desde hace 25 años. Las cinco plantas de fundición y otras instalaciones de la empresa funcionan a pocos metros de las casas de los vecinos, que, por su parte, son contaminados por la polución y por el deterioro de sus recursos hídricos.

Brasil: Industrias de la Vale perjudican la salud de 1.100 personas en Maranhão

Por ADITAL
Petróleo

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) manifestam a sua preocupação com o anúncio da Agência Nacional do Petróleo (ANP) da decisão de incluir o chamado “Gás de Xisto”, obtido por fraturamento da rocha (shale gas fracking), na próxima licitação, em novembro, de campos de gás natural em bacias sedimentares brasileiras.

Academia brasileira de ciência demanda moratória ao fracking