Brasil

Petróleo

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) manifestam a sua preocupação com o anúncio da Agência Nacional do Petróleo (ANP) da decisão de incluir o chamado “Gás de Xisto”, obtido por fraturamento da rocha (shale gas fracking), na próxima licitação, em novembro, de campos de gás natural em bacias sedimentares brasileiras.

Academia brasileira de ciência demanda moratória ao fracking

DSC_0011-207x310

Centenares de familias asentadas en los campamentos construyen comunidades autosuficientes, a la espera del largo proceso de reconocimiento de la tierra por parte de las instituciones brasileñas.

Los Sin Tierra, entre la embestida estatal y la resistencia

Tierra, territorio y bienes comunes

Na manhã desta sexta-feira (2), cerca de 300 famílias de diferentes regiões do estado de São Paulo que permaneciam acampadas na fazenda Santo Henrique, utilizada irregularmente pela Cutrale, ocuparam a Fazenda Dadu, no município de Borebi, interior de São Paulo.

Brasil: MST ocupa fazenda grilada por empresa de celulose no interior de São Paulo

Agroecología

Entre el 7 al 10 de agosto, se llevará a cabo la la XII Edición de la Jornada de Agroecología la cual se realizará en el centro de formación en agroecología de los Movimientos Sociales Populares del Campo, la Escuela Milton Santos, en Paraná, Brasil.

XII Jornada de Agroecología en Brasil

aspta_03

Os artigos desta edição abordam essa complexa relação entre ciência e poder sobre os sistemas agroalimentares a partir de uma dupla perspectiva. De um lado, exemplifica como pesquisadores de prestígio acadêmico e instituições científicas são recrutados para atuar como caucionadores ideológicos de políticas voltadas à industrialização da agricultura, sendo muito frequentemente levados a violar princípios elementares do método científico para sustentar seus posicionamentos públicos.

Ciência e Poder nos sistemas agroalimentares. Revista Agriculturas Vol.10 - num.1

Por AS-PTA
brasil_consumidor_agrotoxicos-610

Estudio prueba alteración genética en trabajadores de soja de Porto Alegre. La investigación, publicada a principios de este año, fue realizada entre 2008- 2009 por científicos de varias universidades del sur de Brasil.

Brasil: Los agrotóxicos en el banquillo

Transgénicos

"São em grande parte de fundo econômico as razões que levam a Europa, sede de empresas como Basf, Bayer e Syngenta, a rejeitar as sementes transgênicas. Quanto tempo levará até que a grande imprensa brasileira possa deixar de difundir as propagandas das multinacionais do setor e também admitir os fatos acima referidos?"

Europa está certa em ser cuidadosa em relação aos transgênicos

Por AS-PTA
Agronegocio

"Esse caminho de investir no agronegócio é prejudicial do ponto de vista social, porque não gera empregos. De certo modo, os problemas sociais nas grandes metrópoles são ocasionados por conta das migrações do campo, porque os agricultores não têm mais o que produzir, não têm mais terras e essas grandes monoculturas empregam pouca gente”.

Brasil: biocombustíveis e a submissão econômica