Brasil: Ducôco garante produtos sem transgênicos, por Greenpeace

A Ducôco é a mais nova integrante da lista verde do Guia do Consumidor do Greenpeace. A empresa enviou, na última quinta-feira (21/08), um documento à organização comprometendo-se com a não utilização de matéria-prima e derivados de transgênicos

A Ducôco utiliza ingredientes derivados de soja e milho em alguns produtos de sua linha de achocolatados, sobremesas em pó, sucos e refrescos, e sobremesas especiais.

"O comprometimento de mais esta empresa comprova que é possível que as indústrias de alimentos garantam produtos livres de transgênicos no Brasil. A indústria que não adota o controle está desrespeitando a vontade do consumidor que prefere alimentos livres de transgênicos", declarou Tatiana de Carvalho, da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace Brasil(1).

O Guia do Consumidor, publicação do Greenpeace que já está em sua segunda edição, é composto por duas colunas: na coluna verde estão os produtos de empresas que garantiram ao Greenpeace não utilizar transgênicos, e na coluna vermelha estão os produtos de empresas que não oferecem esta garantia.

"Este guia é a única referência no país para as pessoas que desejam evitar o consumo de transgênicos. Embora a rotulagem de alimentos que contém mais de 1% de transgênicos seja obrigatória, ainda não há fiscalização efetiva suficiente, e algumas indústrias não estão cumprindo a legislação", afirmou Tatiana.

Todos os produtos listados no Guia contêm algum derivado de soja ou milho. Até hoje, os dois únicos transgênicos já encontrados em alimentos industrializados à venda no mercado brasileiro foram derivados desses dois tipos de grãos.

Greenpeace, Internet, 25-8-03

Comentarios