Movimientos campesinos

- Foto: Yasmin Lorena

Com 26 mobilizações nacionais, cerca de 17 mil Sem Terra se mobilizaram para reivindicar políticas públicas para assentamentos, produção de alimentos e educação no campo.

Semana Camponesa do MST leva a pauta da Reforma Agrária na centralidade da Soberania Nacional

La Vía Campesina se une a la misión de Handala para romper el asedio a Gaza

Cuando los gobiernos normalizan el genocidio y las instituciones se repliegan tras el silencio, es deber de los movimientos populares actuar. Mientras la hambruna asola Gaza bajo un asfixiante asedio y la inacción mundial se profundiza, La Vía Campesina, el movimiento internacional de más de 200 millones de campesinxs, trabajadores sin tierra y productores de alimentos, ha lanzado una nueva fase de solidaridad directa uniéndose al barco Handala de la Coalición de la Flotilla de la Libertad.

La Vía Campesina se une a la misión de Handala para romper el asedio a Gaza

- Foto Maria de Quadros

O frio de nove graus na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, São Paulo, não desanimou os movimentos e organizações que realizam o 4º Seminário LGBTI+ da Via Campesina Brasil desde a última quinta-feira (17 de julho de 2025).

Seminário Diversidades: organizações rurais descrevem os principais desafios na defesa do “corpo-território” na América Latina

Apenas 3.353 famílias Sem Terra foram assentadas no terceiro mandato de Lula, em novas áreas de Reforma Agrária. Foto: Comunicação MST-PA

Com o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular!”, movimento realiza ações de luta, pressão ao governo e diálogo com a sociedade em todo país para destravar pauta.

Com mobilizações em Semana Camponesa, MST pressiona por avanços na Reforma Agrária

Desafios do campesinato brasileiro: a UNDROP como instrumento de luta

A Via Campesina Brasil apresenta uma contribuição escrita (disponível em português e inglês ) ao Grupo de Trabalho da ONU sobre a UNDROP, delineando os principais desafios do campesinato brasileiro. Preparado coletivamente após a realização de uma capacitação sobre a UNDROP para organizações brasileiras de VLC, o texto também apresenta uma visão coletiva sobre o estado atual da participação de dois campesinos e camponesas no Brasil.

Desafios do campesinato brasileiro: a UNDROP como instrumento de luta

Tierra, producción y dignidad: las exigencias del movimiento campesino

La Federación Nacional Campesina (FNC), principal organización del campesinado, exige una reforma agraria integral que vaya más allá de la entrega de títulos: requiere tierras productivas, acceso a créditos, asistencia técnica, seguros agrícolas y mercados dignos para sus productos . Además demanda el cese de desalojos violentos, el respeto a comunidades indígenas y el reconocimiento jurídico efectivo de los asentamientos.

Tierra, producción y dignidad: las exigencias del movimiento campesino

Foto: Camilla Shaw/Arquivo MST

Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA divulga Nota pública cobrando do Presidente Lula a efetivação das políticas de Reforma Agrária no país, antes do final do 3º mandato.

A urgência da Reforma Agrária no Brasil

Programação inclui debates, espaços de autocuidado e trocas culturais. Foto: Via Campesina

Encontro ocorre entre 17 e 20 de julho, na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP).

Via Campesina realiza 4º Seminário Nacional LGBT+ para debater desafios da atualidade