Movimientos campesinos

Tierra, territorio y bienes comunes

Com a tomada de mais de 15 estradas simultâneas em treze departamentos hondurenhos camponeses, dirigentes comunitários, operários e membros da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP) exigiram, nesta segunda-feira, a aprovação de uma Reforma Agrária Integral e o estabelecimento de uma Comissão Internacional Contra a Impunidade-Honduras (CICIH).

Honduras: Camponeses interrompem trânsito no país a corrupção e pela Reforma Agrária

Tierra, territorio y bienes comunes

A mídia está divulgando neste 3 de agosto, a movimentação do MST, ocupando prédios públicos em vários Estados da Federação. Qual a motivação explicativa ou justificativa desse tipo de protesto?

Brasil: A ocupação de terras e prédios públicos tem apoio na lei

la revancha

Despojo, hambre, pobreza absoluta, del otro. El 15 de junio de 2012, más de 300 agentes entrenados en Colombia acudieron a Curuguaty (norte de Paraguay) a desalojar a 70 familias campesinas que ocupaban tierras de dudosa propiedad privada. El Juicio empezó la semana pasada, y sobre la injusticia, y la desigualdad propias de la historia paraguaya, opinamos esta semana.

Audio - Curuguaty: Latifundio, monocultivo, bestial acumulación de riquezas, de un lado

Tierra, territorio y bienes comunes

Além da grilagem de terras públicas, a empresa também é denunciada por envolvimento com danos ambientais, trabalhistas e sociais.

Sem Terra ocupam fazenda grilada pela Cutrale em São Paulo

19630886654_3e344197eb_b

Os Sem Terra denunciam a paralisação da Reforma Agrária no país com a realização de uma segunda Jornada de Lutas contra o ajuste fiscal do Governo Federal.

Brasil: MST ocupa Ministérios da Fazenda por todo país contra cortes na Reforma Agrária

Marcha Honduras

"El agro hondureño atraviesa una profunda crisis, la peor en su historia política y productiva. Desde hace más de 20 años el campo ha venido pagando las consecuencias de un modelo Neoliberal que vino a desarticular la institucionalidad pública, agrícola".

Honduras: Paralización del movimiento campesino progresista

Faz escuro, mas cantamos!

"Convocamos também igrejas, instituições e organizações para reassumirmos um processo urgente de MOBILIZAÇÃO REBELDE E UNITÁRIA pela vida, que inclua a defesa do planeta TERRA, nossa casa comum, suas águas e sua biodiversidade."

CARTA FINAL Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra - Faz escuro, mas cantamos!

Voz Campesina N° 38

Integrantes de la Comisión Política de la Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo (CLOC-VC), reunidos en las jornadas previas al encuentro propiciado por el líder católico Papa Francisco, reflejan en este programa de Voz Campesina las expectativas y desafíos de dicho encuentro.

Audio - Voz Campesina N° 38