Movimientos campesinos

Soberanía alimentaria

“No atual estágio da luta de classes é preciso inovar na percepção e no programa que esteja além do campo. Essa proposição não está restrita ao campo, é um projeto de agricultura para o campo, mas que resolveria problemas estruturais da sociedade brasileira”.

Rumo a seu VI Congresso, MST defende novo tipo de reforma agrária

Movimientos campesinos

"Um dos movimentos sociais mais importantes de nossa história se destaca não apenas por suas fundamentais conquistas relativas à Reforma Agrária, à defesa de nossa soberania e à produção de alimentos saudáveis para o povo, mas é também exemplo de organização, coerência e ousadia no combate aos latifúndios do saber e da comunicação, com vistas à construção de uma sociedade plenamente democrática."

Brasil: Organizações saúdam o MST pelos 30 anos de lutas e conquistas

Soberanía alimentaria

"Defensores da reforma agrária são minoria no governo da presidente Dilma Rousseff, que estaria privilegiando cada vez mais o agronegócio. Na avaliação dele, é uma política errada, uma vez que o agronegócio promove a concentração de terras e 'dá lucro para alguns, mas condena milhões à pobreza'."

Stedile: “O Brasil não será democrático se não democratizar a terra”

unnamed

A principios del Año Internacional de la Agricultura Familiar, en el que la ONU pide que se alimente a todo el planeta, campesinos de todos los países europeos miembros de la Coordinación Europea Vía Campesina (ECVC) protestan delante del Parlamento Europeo este lunes 20 de enero.

Vía Campesina: Por los derechos de los campesinos sobre sus semillas

Movimientos campesinos

"Quero me associar a todos os que celebram os 30 anos de resistência, de perseverança, de lutas e de conquistas do MST. Numa perspectiva mais geral, estimo que o MST-Via Campesina é o maior movimento popular organizado do mundo."

Leonardo Boff: A luta pela terra é uma luta por vida

Movimientos campesinos

Un balance crítico de sus 30 años de vida, la participación de las mujeres, el rol de los movimientos campesinos en la coyuntura latinoamericana y mundial, así como las limitaciones de los gobiernos progresistas para llevar adelante el proceso de reforma agraria integral y reducción de la pobreza rural serán algunos de los ejes del próximo congreso –el sexto- del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), de Brasil.

Brasil: la hora de la Reforma Agraria Popular. En febrero tendrá lugar el VI Congreso Nacional del MST

Movimientos campesinos

Rumo Ao 6º Congresso Nacional do MST: os desafios do movimento para os próximos anos, e a proposta de Reforma Agrária Popular | Encarte especial - O estado burguês e a luta pela Reforma Agrária | Organizações constroem plebiscito popular para luta política.

Brasil: Jornal Sem Terra N° 322 - Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!

Movimientos campesinos

Em entrevista exclusiva concedida ao site e jornal da ABI, o membro da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, revela como as multinacionais Monsanto, Cargill, Bungue, Adm e Dreyfuss agem sobre a agricultura brasileira, hoje sob o predomínio do agronegócio.

João Pedro Stedile: “Avanço do capital no campo impede a Reforma Agrária”