Instituto Humanitas Unisinos

Pueblos indígenas

Na "XI Assembleia Munduruku" na aldeia Dace Watpu, em Itaituba, cerca de 400 lideranças das aldeias no alto e no médio curso do rio reafirmam disposição de resistir às hidrelétricas.

Brasil: Construção de barragens no rio Tapajós ameaça sobrevivência dos Munduruku

Megaproyectos

O ISA lançou o mais recente diagnóstico sobre os impactos que a usina trouxe para a vida dos pescadores da região do Pará.

Brasil: Pescadores atingidos pela usina de Belo Monte ficam sem rio e sem peixe, aponta atlas

Agrotóxicos

O Ministério Público Federal (MPF) e outros órgãos se reuniram nesta quinta-feira, 24 de setembro, com a diretoria da Agência Nacional Aviação Civil (Anac) para tratar da implantação de um sistema de rastreamento eletrônico de aeronaves agrícolas. O objetivo é controlar e fiscalizar os efeitos indesejados da pulverização aérea de agrotóxicos, ainda permitida no Brasil.

Brasil: MPF busca apoio da Anac para controle eletrônico de aeronaves agrícolas no uso de agrotóxicos

Tierra, territorio y bienes comunes

A menos de dois meses da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, população se prepara para levar pautas que promovam a garantia de alimentos saudáveis na região.

Brasil: Comida de verdade no Semiárido

Pueblos indígenas

"As retomadas feitas pelos Guarani e Kaiowá são uma forma de dizer um basta à paralização nos procedimentos demarcatórios e à violência silenciosa e cotidiana. Retomar a terra é atitude cidadã daqueles que, sustentados por um direito legítimo, dão um passo na direção de sua efetiva garantia, uma vez que o governo se mostra omisso."

Brasil: Resistência Guarani e Kaiowá e as novas ofensivas contra os direitos indígenas no MS

Biodiversidad

É o tipo de pergunta que pega qualquer pai de surpresa e que nem as melhores mentes puderam responder de forma satisfatória: Quantas árvores há no mundo?

A humanidade já destruiu a metade de todas as árvores do planeta

Pueblos indígenas

Lideranças indígenas protestaram hoje (1º) em Brasília, em reação à morte do guarani-kaiowá Simeão Vilhalva, de 24 anos, no último sábado (29), no município sul-mato-grossense Antônio João. Eles levaram um caixão para a frente do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Ministério da Justiça.

Brasil: Lideranças indígenas protestam em Brasília contra assassinato de guarani-kaiowá no MS

capa

Frente ao paradigma tecnocrático dominante, a Carta Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum, coloca em causa o lugar do ser humano na contemporaneidade. O texto se inscreve no contexto da realização da 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 21, a ser realizada em Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015.

O ECOmenismo de Laudato Si’ - Da Crise Ecológica à Ecologia Integral