Terra de Direitos

Transgénicos

CTNBio atropelou discussão e pode votar nesta quinta (15) a liberação do feijão transgênico. Entidades denunciam que estudos são insuficientes e risco de contaminação é grande.

Feijão Transgênico: Mais estudos, menos propaganda!

Transgénicos

A Juíza da Vara Federal Ambiental de Curitiba, Dra. Pepita Durski Tramontini, reconheceu, em nova decisão prolatada na dia 19, que a CTNBio continua descumprindo o dever de oferecer amplo acesso às informações sobre biossegurança no país.

CTNBio descumpre decisão e Juíza se manifesta pela segunda vez pelo direito à informação

Na manhã desta sexta-feira, a ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira, maior autoridade em matéria ambiental no Brasil, esteve presente em audiência Pública na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, para debater o Código Florestal. Durante a audiência, movimentos sociais e organizações da sociedade civil se manifestaram a respeito do Código por meio da entrega de duas cartas à Ministra

Brasil: movimentos sociais entregam à ministra do Meio Ambiente manifestações sobre o Código Florestal

A COP 10 e MOP 05, ocorrida em Nagoya-Japão entre os dias 11 e 29 de outubro, encerraram com um aparente saldo positivo: a assinatura de dois novos Protocolos ambientais e a aprovação de um novo Plano estratégico global para deter as altíssimas taxas de perda e erosão da diversidade biológica até 2020

Brasil: biodiversidade como mercadoria marca Convenção do Clima

El año 2010 fue declarado Año de la Biodiversidad de la ONU. Según el Secretario de la Convención sobre la Diversidad Biológica de la ONU, Oliver Hillel: "Estamos perdiendo la biodiversidad a un ritmo mil veces mayor que la tasa normal en la historia de la tierra [...]"

¿De quién es la responsabilidad y compensación por los daños causados por los OMG?

Transgénicos

"Esta é a primeira vez que a sociedade civil se organiza para estabelecer consensos e recomendar que o governo brasileiro defenda, em âmbito internacional, posições coerentes com as legislações nacionais e com o respeito aos direitos humanos, e os direitos dos povos indígenas e comunidades locais."

Brasil: organizações enviam documento ao governo com recomendações para negociações na COP-MOP

Biodiversidad

Sessenta e cinco organizações enviaram um documento ao governo brasileiro com várias recomendações para as negociações na 5ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP-5) e 10ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP-10), que acontecem no próximo mês no Japão.

Sociedade civil apresenta propostas para Brasil defender na COP MOP no Japão

Transgénicos

A empresa Bayer Cropscience acaba de informar em sua página da internet que solicitou à CTNbio a retirada temporária do processo de liberação comercial do arroz Liberty Link (LL 62) da pauta de decisões técnicas.

Brasil: Bayer recua e desiste do pedido de liberação do arroz transgênico