Brasil

Garimpo na terra indígena Munduruku

A aldeia PV que ficava localizada dentro da Terra Indígena Munduruku, no Pará, não existe mais. Foi devastada pelo garimpo, doenças e corrupção segundo um comunicado divulgado pelo Movimento Ipereg ayu.

Brasil: Devastada por garimpo e doenças, povo Munduruku comunica fim de aldeia indígena

Estudos analisam as queimadas e seu impacto no clima e na saúde

O ano de 2004 ficou marcado pelos 270.295 focos de incêndio em todo o país – o ápice do número de queimadas no século 21. Na época, apenas no bioma Amazônia, que ocupa cerca de 40% do território nacional e onde estão os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, e também partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso, foram 145.251 focos.

Brasil: Estudos analisam as queimadas e seu impacto no clima e na saúde

sem cerrado

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado busca valorizar a biodiversidade e as culturas dos povos e comunidades desse bioma, lutando pela sua preservação. A legislação brasileira não garante plena proteção ao Cerrado. Apenas 11% do Cerrado é coberto por reservas ou Unidades de Conservação, comparados com quase 50% da Amazônia.

Campanha Nacional em Defesa do Cerrado: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida

Sistema alimentario mundial

Pesquisas realizadas desde os anos 1980 demonstram que vem crescendo de maneira expressiva e contínua a presença de alimentos ultraprocessados na alimentação dos brasileiros. Eles já representam mais de 20% das calorias ingeridas. “Ou seja, estamos trocando nossas refeições tradicionais, nosso arroz e feijão, pelas refeições prontas”, critica a doutora em Nutrição e Saúde Pública Maria Laura Louzada.

Indústria de alimentos ultraprocessados jamais colocará interesses de saúde pública na frente do seu lucro

Pesca

"O estudo liderado por Alpina Begossi, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), registrou que boa parte das espécies de peixes capturadas por pescadores artesanais se encontra em situação de ameaça."

Estudo constata que um terço das principais espécies pescadas está ameaçado e põe em risco a segurança alimentar

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

De acordo com dados parciais da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram 65 pessoas assassinadas em conflitos no campo no ano de 2017, muitos com requintes de crueldade. Esse índice confere ao Brasil o infeliz título de País mais violento para as populações camponesas no mundo.

Brasil: Comissão Pastoral da Terra (CPT) registra 65 pessoas assassinadas em conflitos no campo em 2017

20170428_131241 (2)

“En este tiempo aprendí que la empresa no tiene miedo a la justicia, ni tiene miedo al gobierno. Pero sí le tiene miedo al pueblo organizado. El MAB me enseño que juntos somos más fuertes” dice Marino para dejarnos pensando. Una fina lluvia cae persistentemente sobre Paracatu do Baixo. Marino se despide, sube a su moto y comienza a surcar, entre mil huellas, el lodo que cubre el camino de regreso a su casa en Paracatu do Cima.

Brasil: Cuando el río suena - Brasil es el país con la producción minera mais grande do américa de sur

Pesca

O esgotamento mundial dos cardumes, a redução na diversidade do que é pescado e a diminuição no tamanho dos peixes capturados são grandes desafios para a atividade pesqueira.

Estudo constata que um terço das principais espécies pescadas está ameaçado e põe em risco a segurança alimentar