Brasil

no al fracking

“A cada novo estudo divulgado, o fracking se revela mais mortal e devastador e nos certificamos que não queremos correr riscos”, defendeu Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina durante palestra na 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada na noite desta quinta-feira (17) em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Brasil: Novos estudos confirmam necessidade urgente de banir o fracking

no-fracking

La contaminación de las aguas superficiales y acuíferos, la causa de enfermedades crónicas y el impacto irreversible a la biodiversidad son hechos comprobados que no pueden ser ignorados’, afirman expertos.

Nuevas pesquisas confirman la necesidad urgente de prohibir el fracking

Por 350.org
ABEJAS

"Concluíram que quase 90% dos 4.975 municípios analisados enfrentarão perda de espécies polinizadoras nos próximos 30 anos, de acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Escola Politécnica (Poli) da USP".

Brasil: Queda acentuada de polinizadores naturais gera impacto na produção agrícola

sergio gorgen

"Em entrevista ao Sul21, Frei Sérgio fala sobre a origem e a situação atual desse modelo que segue dominante no campo brasileiro. Ele também aponta os desafios dos movimentos sociais do campo diante da atual conjuntura, destacando a importância estratégica do campesinato para a sobrevivência de toda a humanidade."

‘É estratégico para a humanidade o campesinato continuar vivo’: Frei Sérgio Gorgen

imagem-site_colagens_750x400-2

Timóteo Verá Tupã Popygua: “Antes da chegada dos juruá [homem branco], 100% das terras eram indígenas, e o que foi chamado de Brasil pelos não-indígenas nos tomou tudo isso. Não queremos terras para explorar. Só queremos manter nossa cultura, nossa forma de vida. O governo não pode atuar contra os povos indígenas. O Brasil deve se desenvolver, mas não às nossas custas”

‘Índios habitam o Brasil desde antes do Brasil’, diz autor guarani sobre tese do marco temporal

Brasilia

Por oito votos a zero, ministros rejeitam ação do governo de Mato Grosso que negava ocupação tradicional indígena e pedia indenizações.

Brasil: Vitória indígena no STF

Extractivismo

Com níveis recordes de desmatamento na Amazônia, após a queda do governo democrático, em maio de 2016, o Brasil amarga, agora, uma nova marca. O cerrado acumulou 1,9 milhão de hectares desmatados entre agosto de 2013 a julho de 2015, o equivalente a 1,7% da vegetação nativa remanescente. Apenas em 2015, uma área de 9.483 km² do cerrado brasileiro foi devastada.

Biomas inteiros são devastados no Brasil, segundo pesquisadores