Brasil

Masacre Par 26-05-17

"O golpe e a força política ruralista em Brasília mandaram uma carta branca para a pistolagem na Amazônia. Estamos vivendo o tempo da morte. E o massacre de nove homens e uma mulher em Pau D'Arco, na fazenda Santa Lúcia, no sul do Pará, traz de volta a memoria de tempos terríveis."

Brasil: Pará, sangrento Pará

Desmatamento na Mata Atlântica

O desmatamento na Mata Atlântica cresceu 57,7% em um ano, entre 2015 e 2016, quando o bioma perdeu 29.075 hectares, o equivalente a mais de 29 mil campos de futebol. O número foi apresentado ontem (29) pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desmatamento na Mata Atlântica, entre 2015 e 2016, cresce quase 60%, atingindo 29.075 hectares

Extractivismo

Diante do impasse em torno da permanência de Michel Temer no Palácio do Planalto, a bancada ruralista no Congresso tem buscado acelerar a votação de projetos polêmicos, alguns dos quais reduzem áreas de florestas, facilitam a venda de terras a estrangeiros e afrouxam as regras de licenciamento ambiental.

Brasil: Com crise no governo, ruralistas aceleram votação de projetos polêmicos

Agrotoxicos

"Por que as informações sobre agrotóxicos não estão disponíveis aos consumidores? Duas respostas se destacam: falta de regulamentação para que os comerciantes e produtores disponibilizem essas informações, e intenção de preservar interesses econômicos".

Brasil: Direito à informação sobre contaminação por agrotóxicos em alimentos é essencial

pueblos indígenas - Brasil

"O Conselho Nacional de Direitos Humanos identificou um padrão de violações e conflitos exacerbados, travados por políticos que têm como bandeira a negação dos direitos indígenas, o que se repete em diversas regiões do país, notadamente Sul, Nordeste e Centro-Oeste".

Brasil será denunciado na OEA por violar direitos dos povos indígenas

Masacre en Pará - Brasil

Las masacres ocasionadas por disputas de tierras en todo Brasil se han vuelto cada vez más intensas. De acuerdo con la Comisión Pastoral de la Tierra - CPT, en 2016 fueron registrados 61 asesinatos en conflictos, el mayor número desde el inicio del monitoreo por parte de la entidad.

Brasil: Nueva masacre en Pará expone la fragilidad del Estado en la resolución de conflictos en el campo

conflicto en Brasil

A chacina de 10 trabalhadores rurais na manhã desta quarta-feira (24), em uma reintegração de posse de um acampamento na Fazenda Santa Lúcia, município de Pau d’Arco, no sudeste do Pará, elevou para 36 o número de assassinatos só em 2017 – mais da metade dos 61 registrados em 2016. Os dados são da assessoria de comunicação da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Brasil: 36 trabalhadores são assassinados em conflitos no campo em 2017

MPA 1

"A programação do evento contou com o testemunho de pessoas em situação de ameaça, defensores de direitos humanos, trabalhadoras rurais, camponeses, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, extrativistas, vítimas da violência no campo e tornado pública uma Carta com as exigências ao poder público e compromissos da sociedade civil com a defesa dos direitos e contra a violência no campo".

Brasil - Conflitos no campo: situações e pessoas invisíveis para a maioria da população brasileira e principalmente para o Estado Brasileiro

Por MPA