Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

“Só aumenta significativamente e tem a ver com a luta pela terra, pela reforma agrária. O Estado vira de costas para o trabalhador, o poder judiciário atua sempre a favor do latifúndio contra as famílias não importando quanto tempo estejam naquele pedaço de terra”.

Brasil - Ação do latifúndio: Grupo especial poderia evitar as 10 mortes no PA

Tierra, territorio y bienes comunes

"O desmatamento na Amazônia cresceu 30% em 2016, últimos dados disponibilizados pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia. Pará, Rondônia e Mato Grosso são os Estados que mais desmataram naquele ano".

Brasil: Congresso abre portas para ampliar desmatamento na Amazônia

biodiversidad 1

Estamos perdendo a nossa rica biodiversidade e nossos alimentos estão sob fortes ameaças em razão de problemas gerados pelo modelo agroindustrial de produção.

Dia Internacional da Biodiversidade: valorização de nossas culturas alimentares e o Direito ao Gosto

Tierra, territorio y bienes comunes

"O Cimi está convencido da existência de acordos prévios entre os ruralistas da Câmara dos Deputados e os ruralistas do Governo Temer para a implementação de iniciativas que inviabilizem as demarcações e a proteção das terras indígenas, em benefício dos próprios ruralistas e dos poderosos interesses econômicos que defendem".

Brasil: Nota Pública do Cimi sobre a Aprovação do Relatório da CPI da Funai/Incra

Por CIMI
Tierra, territorio y bienes comunes

Uma nota técnica do Instituto Socioambiental (ISA) mostra que as Medidas Provisórias (MPs) 756/2016 e 758/2016, se aprovadas, vão beneficiar latifundiários, garimpeiros, madeireiros ilegais e, provavelmente, grileiros de terras, ao contrário do que alegam o governo e parlamentares ruralistas.

Brasil: MPs de Temer contra florestas beneficiarão garimpo, grilagem e madeira ilegal

Samarco 1

“Na verdade, neste tempo ela fez algo sim. Estava me esquecendo. Com a desculpa de proteger os moradores, a Samarco cercou o parque todo. Quem chega na cidade não vê como estas famílias moram. E esta tragédia se torna invisível. É uma vergonha”, denuncia Serginho Papagaio.

Brasil: Samarco desaloja famílias 18 meses depois do crime

Por MAB
Movimientos campesinos

"O Projeto de Lei 6442 é extenso, com mudanças que incluem a possibilidade de jornada de 18 dias seguidos de trabalho sem folga, venda integral das férias, a liberação do trabalho aos domingos e feriados e a retirada do tempo de deslocamento até o trabalho da conta do total de horas trabalhadas, que podem chegar a 12 horas diárias".

A controversa proposta da bancada ruralista para o trabalho no campo no Brasil