Brasil

brazil2014-boats

Povos indígenas, comunidades locais - e provavelmente a própria Terra - estão respirando um suspiro de alívio e comemorando uma grande vitória. Após anos de organização e uma série de importantes estudos ambientais, a mega barragem São Luiz do Tapajós, o maior projeto hidrelétrico planejado para a Amazônia, foi cancelado.

Projeto de Mega-Barragem no Brasil Interrompido: Grupos de base comemoram vitória

29053760950_b9d91a1648_b

No fim de junho, o governador Geraldo Alckmin sancionou o projeto que autoriza o governo estadual conceder à iniciativa privada 25 parques estaduais.

Brasil: Indígenas de São Paulo, acossados por todos os lados

Tierra, territorio y bienes comunes

Nos últimos 30 anos, a Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos perdeu 70% dos seusbanhados, e os impactos dessa redução de áreas úmidas são visíveis nos municípios da região, especialmente nos períodos de seca e enchentes, diz Rafael Gomes de Moura em entrevista por telefone à IHU On-Line.

Secas e enchentes: dois sintomas da perda de 70% das áreas úmidas na Bacia do Rio dos Sinos

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

O documento repudia contundentemente o autoritarismo de práticas que negam ao povo o direito de se manifestar livremente, sobretudo quando outros direitos lhes são negados.

Brasil: Em carta, movimentos sociais denunciam repressão as causas sociais

Salud

Em audiência pública, especialistas apontam os perigos dos agroquímicos e o descompasso das leis brasileiras que permitem e isentam de impostos venenos que já foram banidos em outros países.

Brasil: Livres de impostos, agrotóxicos seguem causando câncer, malformações e mortes

Tierra, territorio y bienes comunes

“Precisamos parar de entender a Amazônia como um quintal da região Centro-Sul do Brasil, porque ela sempre foi vista como um lugar a ser desenvolvido, fazendo-se tábula rasa de tudo que existe ali”, adverte a pesquisadora.

Desenvolvimento: Amazônia não é uma tábula rasa. Entrevista especial com Daniela Alarcon

plantaciones de fumo

Apesar de 20 mil famílias no Nordeste e 170 mil na região Sul estarem envolvidas com o plantio de fumo no Brasil, garantindo a exportação de 85% da produção brasileira, essa cultura é “altamente controlada por um reduzido número de indústrias fumageiras, algumas poucas produtoras de cigarros”, diz Amadeu Bonato à IHU On-Line.

Agricultura familiar e o cultivo do fumo: mais de três séculos de dependência econômica

Pueblos indígenas

"Para onde foram as andorinhas?", uma produção do ISA que destaca como as mudanças climáticas e o desmatamento estão colocando em risco a floresta e os povos indígenas do Xingu.

Video - Brasil: Para onde foram as andorinhas?