Brasil

Megaproyectos

"Há alguns dias tivemos a notícia do cancelamento da usina de São Luiz no Tapajós. Em nossa opinião, há um conjunto de fatores que levaram o IBAMA a não conceder a licença".

Brasil: Porque A UHE Tapajós Foi Cancelada?

Pueblos indígenas

Em nota divulgada nesta segunda-feira (22), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) repudia o ataque ruralista contra os direitos consignados na Constituição Brasileira aos povos indígenas, aos quilombolas e aos campesinos. E afirma que, “a CPI da Funai/Incra não ofereceu qualquer tipo de benefício à sociedade brasileira, mas serviu perfeitamente aos interesses dos ruralistas”.

Cimi denuncia que CPI beneficiou ataque ruralista contra direitos dos povos dos campos

Por CIMI
DSC04300-768x512

Extractivismo predador. Una lectura sobre el desarrollo a partir de los plantíos de palma aceitera y de soja.

Monocultivos en la Amazonía: la distopía de la sustentabilidad y de la riqueza

Tierra, territorio y bienes comunes

"Uma verdadeira, massiva, organizada e planejada reforma agrária servirá também para a reorganização urbana de que o país precisa, eliminando a pressão do êxodo sobre os grandes centros urbanos e criando novas cidades onde hoje existem vazios demográficos".

Frei Sérgio: Atualidade da Reforma Agrária

dscn6472_article_column

Los indígenas guajajaras de la Amazonia brasileña necesitan tu apoyo para salvar a sus vecinos awás no contactados. Los awás del territorio indígena Arariboia viven en una isla verde en medio de un mar de deforestación. Los madereros ilegales se acercan rápidamente y el Gobierno no está haciendo ni de lejos lo suficiente para detenerlos.

Acción urgente en Brasil: territorios indígenas amenazados por madereros ilegales

glif

O glifosato é o agrotóxico mais usado no país, e fabricado pela Monsanto, que rechaça a relação do uso do produto com a doença.

'Epidemia de câncer'? Alto índice de agricultores gaúchos doentes põe agrotóxicos em xeque

mosq1

“O uso de veneno não é indicado para erradicar o mosquito Aedes Aegypti; é preciso combater os criadouros, os focos e fazer saneamento básico”, adverte o pesquisador.

Pulverização de pesticidas por aeronaves não é solução para combater o Aedes Aegypti. Entrevista especial com Wanderlei Pignati

Megaproyectos

"É hora de ampliar o debate público, avaliando com maturidade e percuciência todos os elementos envolvidos, e melhor refletindo sobre as nossas escolhas, especialmente sobre a própria ampliação do espaço público, os meios e formas de participa- ção democrática, e sobre as fontes alternativas de geração disponíveis ou cuja disponibilidade no futuro dependa do nível de investimento, pesquisa e planejamento atuais, como também sobre as oportunidades para promover maior eficiência e conservação de energia."

Ocekadi. Hidrelétricas, conflitos socioambientais e resistência na Bacia do Tapajós