Brasil

brasil rural

As sementes crioulas são cultivadas pelo produtor, geralmente agricultores e produtores da agricultura familiar. Elas são multiplicadas pelos produtores em suas propriedades, sem aquisição comercial e não têm uma origem definida do ponto de vista científico. Muitas vezes essas sementes estão entre povos tradicionais, indígenas e quilombolas, em nichos de agricultura familiar.

Audio - Brasil Rural: pesquisador fala da importância das sementes crioulas

827fa555-c637-403a-9c73-94ffcc8db9cf

"O que mais assusta em Belo Monte é justamente a naturalização. Não de um genocídio ou de uma violência de sangue, mas de um etnocídio praticado sob a égide de um Estado constitucional, em que o direito não põe limite ao 'tudo é possível'", alerta a procuradora.

Belo Monte. Atualização do processo de destruição dos povos indígenas. Entrevista especial com Thais Santi

Manifestações pelo país marcarão Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos

Atraso no lançamento de programa para redução de agrotóxicos e novo projeto de lei sinalizam que uso de venenos agrícolas pode aumentar ainda mais no Brasil.

Brasil: Manifestações pelo país marcarão Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos

Os efeitos da cana-de-açúcar na vida dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul

"O quadro social entre os Guarani e Kaiowá é desesperador. Nos últimos 12 anos, 687 indígenas cometeram suicídio e outros 390 foram assassinados no Mato Grosso do Sul", escreve Cleber César Buzatto.

Brasil: Os efeitos da cana-de-açúcar na vida dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul

Mulheres fortalecem resistência contra barragens de Garabi e Panambi

No Rio Grande do Sul, atingidas debatem o modelo energético e a violação dos direitos das mulheres na construção de barragens. O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), realizou nesta quinta-feira (26), no município de Alecrim (RS) um encontro com mulheres que estão sendo ameaçadas pelo Complexo Binacional Garabi e Panambi.

Mulheres fortalecem resistência contra barragens de Garabi e Panambi

Por MAB
Pueblos indígenas

Porque pedimos o embargo/boicote aos produtos do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil, cerca de 77 mil pessoas, e é palco das maiores e mais graves violações de Direitos Humanos do Brasil e do mundo: casos de tortura, estupros, espancamentos, ataques armados e assassinatos, praticados por milícias de jagunços e organizações paramilitares, contratadas por fazendeiros, além dos altos índices de desnutrição e suicídios. Está em curso um verdadeiro genocídio*, especialmente do povo Guarani-Kaiowá.

Brasil: Não ao Genocídio dos Povos Indígenas

Megaproyectos

"En los megaproyectos, el gran capital no se preocupa con las múltiples poluciones de la naturaleza, sumadas a la acentuación de la súper-explotación de la fuerza de trabajo. Para el capital, el desarrollo narra su moral consolidada de forma objetiva: el lucro. Luego, su único temor es la baja del lucro. Su único proyecto es la ampliación del lucro."

Brasil: El lodo del desarrollo

vale

“Um projeto de urgência nesse momento deveria avaliar quais bacias hidrográficas precisam imediatamente não ter mais perda de água”, diz a integrante do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela.

Assustador retrocesso ambiental. Governo mineiro aprova nova legislação que favorece Vale. Entrevista especial com Maria Teresa Viana de Freitas Corujo