Brasil

cimi

“Nós chegamos e vimos as casas sendo queimadas, pessoas correndo, gritando. A gente tá ligando desesperadamente pras autoridades. A gente tem medo de sair daqui e a coisa piorar. Eles vão atacar”, conta servidor da Funai.

Brasil: Aldeia Kaiowá foi carbonizada, conflito é iminente e polícia ainda não foi à área, afirma Funai

Por CIMI
coletivaMST

Para dirigentes do movimento, ajuste fiscal prejudicou atuação do Incra e ausência de iniciativa do governo se tornou obstáculo para desapropriações.

Brasil: MST considera que 2015 foi “ano perdido” para a reforma agrária

casa

O documento, assinado por 21 organizações, pede que a reconstrução de Bento Rodrigues seja feita com participação popular, financiamento das empresas responsáveis e gestão do Estado.

Brasil: Entidades lançam manifesto em solidariedade às vítimas da tragédia de Mariana

Pueblos indígenas

"No caso do tekoha Tey'i Juçu, as famílias Guarani e Kaiowá que vivem no território denunciam os ataques de agrotóxicos realizados contra a comunidade ao longo de 2015, e que se intensificaram entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016".

Brasil: Aviões de fazendeiros despejam agrotóxico sobre tribo Guarani e Kaiowá

Salud

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram um grave problema de saúde pública: a falta de registro sobre as mortes por intoxicação provocadas por agrotóxicos.

Brasil: Morte por agrotóxicos é grave problema de saúde pública, diz Fiocruz

mst

"Exigimos que o governo enfrente o modelo de agricultura do agronegócio. É uma agricultura financiada pela poupança social e subsidiada com recursos públicos, destinada a atender os interesses do mercado internacional. Esse modelo de agricultura provoca a concentração de renda e da propriedade da terra, aumenta a desigualdade social, produz alimentos com agrotóxicos, promove uma irracional destruição ambiental em nosso país e subordina toda cadeia produtiva agropecuária ao controle e interesses das empresas transnacionais e do capital financeiro."

MST: Estamos entrando num novo período histórico da luta de clases – Carta de Caruaru

comida

“Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar” foi o tema da conferência que reuniu 1.700 pessoas em novembro último na capital federal. A Carta aborda as dimensões socioculturais da segurança alimentar e nutricional “para aproximar a produção e o consumo de alimentos; estabelecer pontes entre rural e urbano e valorizar a agrobiodiversidade e os alimentos in natura e regionais”.

Carta Política da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

mosq

“No combate a doenças transmitidas por vetores, a saúde pública está carente, não apenas em tecnologia, mas em termos de abordagem integrada e participativa.”, constata a pesquisadora.

Combate ao Aedes aegypti pode ser mais nocivo ao humano do que ao mosquito. Entrevista especial com Lia Giraldo da Silva August