Brasil

Transgénicos

O Brasil está a poucos passos de aprovar a liberação comercial de eucalipto transgênico. Sem ter realizado devidamente os estudos para avaliar os impactos e riscos dessa tecnologia, poderemos ser o primeiro país a liberar comercialmente o plantio de árvores transgênicas no mundo.

A quem interessa o Brasil ser o primeiro país a liberar o plantio de árvore transgênica?

Agroecología

O corte de gastos anunciado nesta semana pelo governo do Paraná afeta diretamente a agricultura familiar e a agroecologia no estado. No pacote de medidas duramente criticadas está a proposta de extinção do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, autarquia da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento que trabalha pela promoção da agroecologia e da agricultura orgânica.

Brasil: Governo do Paraná quer fechar Centro de Referência em Agroecologia

Acaparamiento de tierras

En los últimos 12 años, la paz y la tranquilidad del pueblo indígena tremembé, que vive en el municipio de Itapipoca (Estado de Ceará), a 136 kilómetros de la capital del Estado, Fortaleza, han sido comprometidas por una tensa e intensa disputa por el territorio, cuyos protagonistas son el emprendimiento español Nueva Atlántida y la comunidad indígena tremembé.

Brasil: Indios tremembés versus proyecto Nueva Atlántida

aspta

Esta edição da revista Agriculturas mostra como a leitura das paisagens tem sido um importante instrumento para a percepção-compreensão das trajetórias de construção e de disputas da Agroecologia nos territórios. Ao expressarem as memórias de ações orientadas por racionalidades contrastantes, as paisagens refletem projetos de desenvolvimento díspares e atribuem substância geoexistencial e histórica aos atores que lutam localmente para reconstruir maiores níveis de autonomia frente às forças políticas e econômicas que tentam reduzir o território a um cenário para extração de riquezas.

Revista Agriculturas: Paisagens Camponesas, v.11, n.3

Por AS-PTA
bra1

O lobby do agronegócio, baseado na figura da terra produtiva, coberta de verde e alimentos foram criado em cima de falácias e dados que não condizem com a realidade. Essa foi uma lenda construída exclusivamente para beneficiar o setor que mais lucra economicamente no país. E que só este ano aumentou seu faturamento em 117%.

Pequenas propriedades têm 95,9% de produção ativa contra 3% das grandes. Brasil

Movimientos campesinos

Este pequeno texto foi elaborado para ser utilizado pelos próprios camponeses como um instrumento auxiliar no processo de estudos e debates sobre o campesinato. Dessa forma tomei a liberdade de ser sintético ao não discorrer sobre a diversidade camponesa no Brasil, assim como sobre as diferentes formas como os camponeses se relacionam com a natureza e com o capital. Centrei minha opinião apenas na relação de subalternidade do campesinato ao capital. Ademais, é meu pressuposto que os leitores conheçam de alguma forma, com maior ou menor amplitude, os camponeses do Brasil.

A superação da subalternidade camponesa ao capital

agrotox

"O agronegócio utiliza largas extensões de terras, os latifúndios, para plantar uma mesma espécie – normalmente soja, milho, algodão, eucalipto ou cana-de-açúcar. Dessa maneira, o agronegócio destrói a biodiversidade e desequilibra o ambiente natural, facilitando o surgimento de plantas, insetos ou fungos que podem destruir a plantação. Por isso, é uma agricultura dependente química: só funciona com muito veneno."

Você sabia que o agronegócio é uma forma de produzir mercadorias agrícolas que só funciona com uso de muitos agrotóxicos?

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

La invitación de la presidenta reelecta Dilma Rousseff (Partido de los Trabajadores - PT) a la senadora ruralista Katia Abreu (Partido del Movimiento Democrático Brasilero - PMDB) para asumir el Ministerio de Agricultura en su próxima gestión ha repercutido entre los movimientos sociales como la primera gran lucha del sector agrario con miras a la segunda gestión de la mandataria de Brasil. Entidades sociales y sectores del propio partido de la presidenta rechazan vehementemente el nombre de la ruralista para el cargo y presionan para que se revea la nominación.

Brasil: Nominación de ruralista para Ministerio de Agricultura genera indignación entre los movimientos sociales