Agrotóxicos

Vista aérea da mina do Piaba, em Godofredo Viana (MA). Foto: Tadzio Coelho

O mandato conferido à vossas excelências não lhes autorizam a aprovar legislações que nos imponham a morte sob a retórica fantasiosa e muito oportunista de que precisamos de Leis de destruição para produzir mais e crescer. Os Projetos que os Senhores e Senhoras estão negociando e tentando aprovar não produzem modernidade, ao contrário, promovem um retrocesso sem precedentes.

Carta manifesto ao Congresso Nacional: legislando para quem e para quê?

Produção orgânica das famílias Sem Terra é prejudicada por pulverização de agrotóxicos de terceiros no Rio Grande do Sul. Foto: Maiara Rauber – MST/RS

Novos ataques com agrotóxico por parte do agronegócio local ocorreram mesmo após decisão, em âmbito federal, proibir pulverizações aéreas em regiões próximas e no assentamento Santa Rita de Cássia.

Deriva de pulverização com agrotóxico em plantio orgânico de assentamento no RS completa 1 ano

Foto: Rafael Lajmanovich (UNL-Conicet)

Científicos del Conicet y la Universidad Nacional del Litoral expusieron cómo se potencia la toxicidad del glifosato y el glufosinato de amonio cuando se dispersan a través de los microplásticos en los que se degradan los famosos chorizos para acopio de granos. Estudiaron los daños en anfibios.

Silobolsas y herbicidas en cóctel peligroso: demostraron que genera graves efectos ambientales

¿Cuántos niños deberemos inmolar en el altar de los agrotóxicos?

Entre los factores de riesgo desencadenantes del cáncer infantil, cada vez cobra más protagonismo la exposición a los agrotóxicos utilizados en el modelo de agricultura industrial implantado en nuestros territorios, los que son absorbidos en forma directa o través del agua o los alimentos, desde la concepción.

¿Cuántos niños deberemos inmolar en el altar de los agrotóxicos?

“PL do Veneno” trará “prejuízos para o ambiente e à saúde da população”, considera Fiocruz. Foto: Creative Commons

Aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta (9), proposta agora aguarda avaliação do Senado.

“PL do Veneno” causará “danos irreparáveis”, diz Fiocruz em nota enviada aos senadores

"Agroecologia é vista como alternativa, mas deveria ser prioridade"

Movimentos do campo e da cidade pedem mais políticas públicas para incentivar agricultura ecológica no Espírito Santo.

"Agroecologia é vista como alternativa, mas deveria ser prioridade"

"No Brasil, os agrotóxicos que matam, no mundo todo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), perto de 193 mil pessoas ao ano, recebem estímulos na forma de isenções de impostos e incentivos que alcançam perto de R$ 10 bilhões/ano" - Arquivo / EBC

Na noite desta quarta-feira, 9 de fevereiro, evidenciou-se mais uma vez o domínio do agronegócio internacional sobre a maioria parlamentar da nossa Câmara Federal. Naquela noite, dois terços dos deputados que em tese deveriam trabalhar pela saúde, segurança e soberania dos brasileiros agiram de forma a merecer o apelido de vendilhões da pátria, com o que Brizola costumava rotular este tipo de gente.

Luís Inácio avisou: São 300 picaretas com anel de doutor

Foto: Granja La Carolina

Nueve productores en la zona núcleo del agronegocio acordaron con la Unión de Trabajadores de la Tierra conformar una red para ofrecer harinas integrales agroecológicas a un precio justo para las dos puntas de la cadena. Trigo sin venenos para el mercado interno y el objetivo de mostrar que es posible y rentable la transición a un modelo que cuide la tierra.

Harina integral de trigo agroecológico: un red de productores, una apuesta de futuro