Brasil de Fato

- Foto por Reuters

Na manhã deste domingo (27), as famílias da comunidade de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), tiveram que evacuar suas casas devido ao risco de rompimento de mais uma barragem. Cerca de 24 mil moradores estão sendo deslocados para áreas mais altas da região.

Famílias são evacuadas por risco de novo rompimento de barragem em Brumadinho

Minuto a minuto | Acompanhe a cobertura sobre o rompimento da barragem en Bramadinho

Mais uma barragem da mineradora Vale rompeu na tarde desta sexta-feira (25) região metropolitana de Belo Horizonte.

Minuto a minuto | Acompanhe a cobertura sobre o rompimento da barragem en Bramadinho

Governador do Ceará sanciona lei que proíbe pulverização aérea nas lavouras do estado

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou na última terça-feira (8) a lei que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos nas lavouras do estado. A informação foi publicada em Diário Oficial no dia seguinte e é considerada uma vitória dos movimentos populares, que denunciam problemas decorrentes da utilização abusiva de veneno na região.

Governador do Ceará sanciona lei que proíbe pulverização aérea nas lavouras do estado

Suspenden restitución de tenencia que podría desalojar 450 familias del MST

La Justicia suspendió, el pasado viernes (30), la restitución de tenencia de un ingenio en el municipio Campo do Meio, en el sur del estado de Minas Gerais, donde viven cerca de 450 familias, es decir, más de 2 mil personas. En las últimas semanas, integrantes del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra y partidarios de la lucha  por el derecho a la alimentación se movilizaron para impedir el desalojo de habitantes que viven y cultivan las tierras de la región.

Suspenden restitución de tenencia que podría desalojar 450 familias del MST

image_large

"A presença desses compostos nos ecossistemas terrestres e aquáticos representa um risco para os organismos, com vários efeitos negativos já reportados e resultantes desta exposição. A saúde humana é a mais afetada pelos efeitos adversos do uso de agrotóxicos."

Manifesto da Sociedade Brasileira pelo Progresso Científico rechaça "Lei do Veneno"

bRASIL

Los ríos e igarapés [pequeños ríos] que serpentean en el municipio de Barcarena, estado de Pará, en la región Norte de Brasil, están contaminados por metales tóxicos provenientes de residuos de una de las presas de la empresa minera Hydro Alunorte, del grupo noruego Norsk Hydro.

Informe confirma contaminación de ríos por empresa minera en el Norte de Brasil

Parana - Brasil

A feira apresentou a diversidade da produção de sementes; com variedades de milho, feijão, arroz, amendoim e também a produção de tubérculos e ramas como mandioca, batata doce, inhame. "Eu aprendi a guardar sementes com meu pai, que aprendeu com o pai dele. Desse jeito sempre tinha, não preciso comprar sementes, consigo manter a qualidade e posso ajudar outros doando ou trocando as sementes".

Brasil: Comunidade indígena do Paraná cria sistema 100% livre de transgênicos e agrotóxicos

MST - Brasil

O dirigente do MST fala sobre as feiras agroecológicas organizadas pelo movimento em diversas cidades do país.A experiência de feiras agroecológicas organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem se espalhado pelo país. Uma grande diversidade de alimentos produzidos sem uso de agrotóxicos em assentamentos e acampamentos da reforma agrária são disponibilizados para a população com preços justos.

Brasil: "A terra não é só para trabalhar, é para produzir alimentos saudáveis", diz Stedile