Brasil

O 14 de março é, todos os anos, um dia de atos e protestos mundiais contra a construção de barragens, em defesa da vida e da natureza e pelos direitos dos atingidos. Segundo o relatório final da Comissão Mundial de Barragens (órgão ligado a ONU), no mundo, cerca de 80 milhões de pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pela construção de usinas hidrelétricas. No Brasil, as grandes hidrelétricas existentes já expulsaram cerca de 1 milhão de pessoas, e destas, 70% ainda não foram devidamente indenizadas.

Brasil: atingidos protestam contra o atual modelo energético e a construção de barragens em 7 estados

Por MAB

O Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) e a Via Campesina iniciaram, nesta semana, uma jornada de mobilizações para denunciar a estrutura do modelo energético brasileiro e o preço elevado da tarifa. Por ocasião do 14 de março, Dia Internacional de Luta contras as Barragens, dez estados fizeram atos e ocupações.

Movimento dos Atingidos por Barragem: Por que nos mobilizamos

Por MAB

Se suman a los reclamos por los negativos impactos sociales, económicos y ambientales de las represas de Salto Grande, Yacyretá e Itaipú. Alteración del microclima, pérdida de biodiversidad, proliferación de mosquitos y parásitos, destrucción de la pesca, y aumento de la pobreza y desocupación, enfermedades y conflictos sociales, son algunas consecuencias de las represas en la región.

14 de marzo: Día Mundial de acción contra las grandes represas. Voces críticas de Argentina y Brasil ante el lanzamiento de Garabí

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou, na quarta-feira (12), o Projeto de Lei 4809/05, do deputado Edson Duarte (PV-BA). A proposta prevê a obrigatoriedade do monitoramento dos efeitos de organismos geneticamente modificados e de seus derivados na saúde humana e no meio ambiente. O relator do projeto, deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), considera que o assunto já está adequadamente tratado na Lei de Biossegurança (11.105/05)

Brasil: Agricultura rejeita monitoramento de transgênicos

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo suspendeu o plantio de eucalipto no município de São Luiz do Paraitinga, localizado no interior do estado. Por meio de uma liminar do Tribunal de Justiça, a Defensoria proíbe o plantio e replantio da árvore até que seja feito um estudo de impacto ambiental nas áreas. O desrespeito da decisão pode resultar em multa diária de R$ 10 mil

Brasil: Tribunal de Justiça suspende plantio de eucalipto em município de SP

La Comisión de Defensa del Consumidor de la Cámara de los Diputados rechazó el último jueves, día 5, el Proyecto de Ley (PL) 5848 de 2005. El Proyecto de Ley obliga a incluir informaciones sobre el contenido de organismos genéticamente modificados –los transgénicos- en productos para importación y exportación. De acuerdo con el autor de la propuesta, el diputado Edson Duarte (PV-BA), esa sería la manera adecuada para garantizar una información correcta a los consumidores

Brasil: Proyecto de Ley que pedía rotulación de transgénicos para exportación e importación es rechazado

Dando continuidade a jornada de luta das Mulheres da Via Campesina, hoje, manifestações acontecem em 7 estados do país. O foco das ações são as hidrelétricas, por ocasião da data do 14 de março, dia internacional de luta contra as barragens.

Brasil: Via campesina protesta contra o atual modelo energético e a construção de barragens

Por MAB

As mulheres da Via Campesina realizaram manifestações, protestos e ocupações em 17 estados contra o agronegócio e em defesa da Reforma Agrária, na jornada nacional de lutas em torno do Dia das Mulheres, em 8 de Março, desde o começo da semana passada.

Brasil: mulheres da Via Campesina fazem protestos em 17 estados contra agronegócio