Brasil

Nós mulheres da Via Campesina do Rio Grande do Sul estamos mais uma vez mobilizadas, nesta semana do 8 de março, para intensificar nossa luta contra o agronegócio e em defesa da soberania alimentar da população brasileira. A soberania alimentar é o direito dos povos de produzir sua comida respeitando a biodiversidade e os hábitos culturais de cada região. Hoje em nosso país as riquezas naturais estão sob domínio das empresas multinacionais do agronegócio e a população tem cada vez menos acesso à terra, à água e aos alimentos.

Manifesto das Mulheres da Via Campesina

Um contingente da Brigada Militar invadiu de forma violenta o acampamento das mulheres da Via Campesina na Fazenda Tarumã, em Rosário do Sul, por volta das 17h, nesta terça-feira. As primeiras informações da área registram que há centenas de agricultoras feridas. As cerca de 250 crianças que estavam no acampamento foram separadas das mães e colocadas deitadas com as mãos na cabeça. Ferramentas de trabalho foram apreendidas e barracos destruídos.

Brasil: noticias da ocupação das mulheres da Via Campesina no Rio Grande do Sul

Brasil: URGENTE: brigada militar invade acampamento e fere camponesas

Cerca de 900 mulheres da Via Campesina ocuparam a fazenda Tarumã, de 2.100 hectares, no município de Rosário do Sul, a aproximadamente 400 km de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (04/03), quando iniciaram o corte de eucaliptos e o plantio de árvores nativas em área que pertence à empresa sueco finlandesa Stora Enso.

Brasil: Mulheres da Via Campesina ocupam área ilegal da Stora Enso no RS

O desmatamento aumentou nos últimos meses na reserva dos índios yanomami, localizada na região oeste de Roraima, quase na divisa com o Estado do Amazonas, segundo o tesoureiro da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Dário Vitório Xirixana

Brasil: aumenta o desmatamento na terra indígena yanomami

La aprobación de investigaciones con células-tronco (llamadas también células-madre) embrionarias enfrenta hoy en Brasil a la Iglesia Católica con los defensores de avances científicos

Desata polémica investigación científica en Brasil

Estamos construindo aqui no Brasil e em diferentes partes do mundo a jornada de lutas do 14 de março, DIA INTERNACIONAL DE LUTAS CONTRA AS BARRAGENS, PELOS RIOS E PELA VIDA. O objetivo é questionar este modelo de privatização, de entrega e domínio de recursos vitais para os povos, que são a água e a energia, com fins exclusivamente de acumulação de capital. Para tanto, convocamos a todos/as para organizarmos muitas lutas, contra essa política e contra grandes corporações que atuam em nossos territórios.

Brasil: convocação para jornada de lutas - Movimento dos Atingidos por Barragens / MAB

Por MAB

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, recebeu ontem (25/02) documento firmado por 121 organizações da sociedade civil, movimentos sociais, povos indígenas e tradicionais requerendo audiências públicas presenciais nos estados e municípios para responder a consulta pública sobre a lei de acesso a recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados.

Brasil: 121 organizações pedem audiências públicas para lei de biodiversidade