Transgénicos

Foto: Ecoportal

CTNBio tem conduzido o processo sem garantir participação das organizações e transparência. Liberação configuraria forte ameaça para saúde, meio ambiente e economia. 

Com intensa pressão de organizações, análise de liberação de trigo transgênico é adiada

Conheça o argentino que lucrará caso seja liberado o trigo transgênico

Gustavo Grobocopatel é sócio da maior produtora de soja e trigo da Argentina e fez parte da diretoria da empresa responsável pelo desenvolvimento da variante geneticamente modificada; CTNBio deve se reunir nesta quinta-feira para discutir a liberação.

Conheça o argentino que lucrará caso seja liberado o trigo transgênico

- Foto de Juan Mabromata.

Aprovação do trigo transgênico no país configura ameaça para saúde, meio ambiente e economia, apontam organizações. Em ofício entregue ao MPF e à CTNBio, elas denunciam falta de transparência e de participação popular no debate sobre o tema.

Sem debate público e por meio de processo irregular, Brasil pode liberar trigo transgênico nesta quinta-feira (10)

Foto: Agencia Tierra Viva
Carta abierta del Colectivo Trigo limpio: científicxs autoconvocadxs por la salud y el ambiente

Nos encontramos a días de que una decisión tomada por un gobierno extranjero pueda marcar irremediablemente el destino de la soberanía alimentaria de nuestro país. En octubre de 2020, a través de una carta firmada por 1400 investigadores e investigadoras de distintas formaciones y especialidades, pertenecientes a 35 universidades e institutos de investigación de todo el país, hicimos pública nuestra preocupación por la aprobación del trigo transgénico HB4. 

De trigo, transgénicos y herbicidas. Un modelo de agricultura que profundiza la inequidad y daña al ambiente

Brasil depende da Argentina para consumir trigo internamente - Bloomberg / Colaborador/Getty Images

CTNBio abriu em 2020 uma consulta que pode resultar na liberação do uso do ingrediente em pães, massas e biscoitos.

Organizações reforçam campanha contra importação de trigo transgênico da Argentina

Imagem: Cottonbro/ Pexels

"Con nuestro pan no!", reagiram organizações de defesa do ambiente e setores da indústria de alimentos argentinos em outubro de 2020, quando houve a aprovação pelos órgãos técnicos do país vizinho para cultivo de um trigo transgênico com vistas à exportação para o Brasil. O Brasil é um grande consumidor do trigo argentino - quase 74% do trigo que o Brasil importou em 2020 veio da Argentina, segundo o Sinditrigo.

Se liberado, trigo transgênico fará brasileiro de cobaia, diz especialista

Episodio 1: el pan en manos de las corporaciones

En este primer episodio de la serie "Amenazas a la soberanía alimentaria en Argentina", dialogamos sobre los riesgos que implica la aprobación en Argentina del primer trigo transgénico del mundo. Un trigo denominado HB4, que presenta dos características: resistencia a la sequía y tolerancia al herbicida glufosinato de amonio.

Episodio 1: el pan en manos de las corporaciones

Trigo transgénico: en nuestro pan ¡NO!

Nuestro pan de cada día está amenazado. ¡Firma el manifiesto contra la liberación del primer trigo transgénico del mundo! El gobierno brasileño puede liberar el consumo de trigo transgénico en Brasil. El producto fue modificado genéticamente para tolerar a un potente agrotóxico ya prohibido en Europa y otros países.

Trigo transgénico: en nuestro pan ¡NO!