Brasil

Carta do 2º Encontro da Escola Mineira de Formação da Juventude Camponesa do MPA

O 2º Encontro da Juventude Mineira do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), realizado em Governador Valadares, nos dias 20, 21 e 22 de junho, reuniu mais de 40 jovens das regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha, teve por objetivo fomentar a formação política da nova geração camponesa. O encontro contou com apoio e participação de dirigentes de Minas Gerais, do Sergipe e do Espírito Santo.

Carta do 2º Encontro da Escola Mineira de Formação da Juventude Camponesa do MPA

Por MPA
Campanha Nacional “Registros da Terra: o MST e os biomas brasileiros”

Campanha faz homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado, que faleceu este ano. Suas fotografias revelam parte da história do Movimento.

Campanha Nacional “Registros da Terra: o MST e os biomas brasileiros”

Ribeirinhos e quilombolas denunciam a falta de conhecimento sobre o projeto e a escassez de consulta popular justa. Foto: Jordana Ayres

Comunidades denunciam projeto como destrutivo para o território, os rios e os modos de vida. Mutirão do MAB percorreu mais de 10 comunidades no Baixo Tocantins, com atividades que fortaleceram organização popular e preparação rumo à COP30

O Rio é do Povo: Mutirão reforça luta contra a Hidrovia da Morte no Baixo Tocantins

Fotos: Flaviana Alencar

O Centro de Formação Frei Humberto foi palco de quadrilhas juninas, comidas típicas e shows ao vivo, destacando a tradição e a resistência do povo camponês.

5º Festival Estadual da Reforma Agrária reúne milhares em celebração da cultura camponesa no CE

Movimentos sociais denunciam decreto de Lula como “anistia à grilagem” e alertam para violência no campo

Organizações de Rondônia criticam decreto que regulamenta a Lei 14.757/2023, alegando que ele anistia grileiros e ameaça quase 16 mil famílias rurais. A medida é vista como estímulo à violência fundiária e à legalização de ocupações ilegais.

Movimentos sociais denunciam decreto de Lula como “anistia à grilagem” e alertam para violência no campo

CNBB repúdio à ação legislativa em criminalizar defensores dos direitos dos povos indígenas. Foto Nathália Clark. Greenpeace

Organismo denuncia a correlação entre atuação legislativa dos parlamentares ruralistas e manifesta apoio ao CIMI.

CPI Funai-Incra: CNBB manifesta repúdio ao atentado à direitos dos povos indígenas

Canaã da Silva Farias, atingida da cidade de Juatuba (MG), em ato na cidade de Belo Horizonte, contra o corte do Programa de Transferência de Renda (PTR).Foto: Nívea Magno / MAB

Em nova tentativa de escapar do pagamento pela reparação integral, Vale recorre contra a decisão que a obrigava a pagar o auxílio emergencial.

Atingidos da Bacia do Paraopeba rebatem argumentos apresentados pela Vale

Foto: Alair Vieira

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, na última semana, a intenção de dispensar o licenciamento ambiental para propriedades rurais de até mil hectares dedicadas à pecuária extensiva ou à produção de commodities como soja, milho e café. A medida, apresentada durante a feira Megaleite, no Expominas, em Belo Horizonte, representa uma ampliação drástica da isenção, que atualmente vale para áreas de até 200 hectares.

Flexibilização ambiental de Zema ameaça cerrado e favorece latifúndio, diz geógrafo