Brasil

Foto: Tuane Fernandes @Greenpeace

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realiza a 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), entre os dias 04 e 14 de abril. Com o tema ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’, em 2022 a mobilização retorna a Brasília após dois anos de atividades online devido a pandemia da Covid-19.

Apib convoca indígenas para Acampamento Terra Livre 2022 em Brasília

Vista aérea de un sitio de construcción de una central hidroeléctrica ubicada en el río Teles Pires, cerca de la ciudad de Alta Floresta, en Pará. A pesar de los alarmantes impactos socioambientales, el gobierno federal está considerando construir tres grandes represas en el Amazonas. Imagen: REUTERS/Alamy

Tras una década sin nuevos proyectos, el gobierno brasileño autoriza el estudio de grandes centrales y reaviva el debate sobre la generación de energía limpia.

Hidroeléctricas en Amazonas vuelven a ser centro de atención

No Dia da Água, pesquisador critica iniciativas de privatização do setor: "não é mercadoria"

O pesquisador e diretor do Instituto Guaicay, em Minas Gerais, Marcus Vinícius Polignano, é o convidado do programa Central do Brasil desta terça-feira (22). Em pauta, o Dia Mundial da Água e os desafios que o Brasil enfrenta na área de recursos hídricos.

No Dia da Água, pesquisador critica iniciativas de privatização do setor: "não é mercadoria"

La deforestación avanza de la mano de la industria de la soja

Un nuevo informe presentado por Ecologistas en Acción demuestra que las grandes multinacionales de la soja siguen deforestando en Brasil, a pesar de sus compromisos de sostenibilidad. Los datos obtenidos por satélite muestran cómo la deforestación crece un 61% en los campos de soja de 25 áreas de alto riesgo en la sabana de El Cerrado, uno de los ecosistemas más valiosos del mundo.

La deforestación avanza de la mano de la industria de la soja

Foto: Mina da Vale no Pará  - Yasuyoshi Chiba / AFP

Em meio a conflito na Ucrânia, empresas do ramo de fertilizantes querem explorar território extrativista na Amazônia.

Pedidos de mineração de potássio disparam em 2022 e ameaçam assentamentos da reforma agrária

Caetano Veloso faz discurso no Congresso em ato a favor do meio ambiente

Batizado de “Ato pela Terra”, o evento protesta contra o que chama de “Pacote da Destruição”. No combo de projetos criticados, estão o que pode anistiar a grilagem, extinguir o licenciamento ambiental, ampliar o número de agrotóxicos no Brasil e permitir mineração em terras indígenas.

Caetano Veloso faz discurso no Congresso em ato a favor do meio ambiente

Maria Manthay, guardiã da biodiversidade Maria Manthay, guardiã da biodiversidade. Foto: Comunicação do MST na Bahia

Os aromas de março chegaram e com isso a luta das mulheres Sem Terra, animadas com seus facões, lenços, cadernos e canetas, para a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, com a realização de muitas atividades formativas, plantios de árvores e atos em várias regiões do país, contra as multinacionais do agronegócio, os pacotes de venenos liberados pelo governo federal e pela vida das mulheres. A jornada deste ano traz o lema: Terra, Trabalho, Direito de Existir. Mulheres em Luta, não vão sucumbir!

Conheça a história de Maria Manthay, guardiã da biodiversidade

Bolsonaro mente sobre potássio em terras indígenas

Levantamento do Instituto Socioambiental (ISA) aponta que requerimentos para extração de potássio em terras indígenas são irrelevantes.

Bolsonaro mente sobre potássio em terras indígenas