Brasil

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Circula pelas redes sociais da internet um anúncio que pede “Stedile vivo ou morto”. Apresentando-o como líder do MST e “inimigo da Pátria”, o autor oferece uma recompensa de R$ 10 mil para quem atender o seu pedido. Em outras palavras, está incentivado e prometendo pagar para matar uma pessoa, no caso João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST.

Brasil: Nota sobre a ameaça de morte a Stedile

b1

As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, em que denunciam o modelo do agronegócio.

Brasil: Mais de 30 mil Sem Terra se mobilizam em 22 estados brasileiros

Tierra, territorio y bienes comunes

O avanço do Congresso mais reacionário desde a redemocratização sobre direitos coletivos tem mais um capítulo em aberto: o PL n.º 7.735/2014, atual PLC n.º 02/2015. Trata-se de uma nova medida legislativa que visa privatizar o acesso e a exploração econômica da biodiversidade e da agrobiodiversidade brasileiras, bem como dos conhecimentos tradicionais associados, contra os direitos comuns de sociedades indígenas, comunidades tradicionais e os agricultores familiares.

Brasil: Mobilização contra lei que regulamenta a biopirataria

Tierra, territorio y bienes comunes

Na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, comunidades tradicionais defendem seu direito de manejar as campinas onde há séculos colhem flores sempre-vivas e criam gado.

Vídeo - Brasil: Sempre Viva

a1

A multinacional israelense Adama é uma das maiores empresas de agroquímicos do Sul do país, incluindo um dos componentes do agente laranja.

Brasil: Camponesas ocupam fábrica de agrotóxicos e Incra no Rio Grande do Sul

m1

Ao longo desta segunda-feira (9), o Brasil amanheceu com diversas mobilizações das mulheres camponesas. Mais de 15.000 mulheres participaram das ações em ao menos 15 estados brasileiros, com marchas, ocupações e trancamento de rodovias. As mobilizações aconteceram em SP, BA, Bsb, PB, GO, AL, SE, MT, TO, RN, CE, ES, PE, PI, PA. Alguns estados, como RS, RJ, SC e MG realizam ações ao longo desta semana.

Mais de 15 mil mulheres realizam ações em 15 estados do Brasil

Transgénicos

Pressionada por manifestantes, comissão retira da pauta aprovação das árvores geneticamente modificadas; em compensação, aprova variedades de milho da Monsanto e da Dow.

Brasil: CTNBio adia liberação do eucalipto, mas aprova novos milhos transgênicos

Transgénicos

Nesta segunda-feira (9), vários estados amanheceram com a mobilização das mulheres camponesas. As ações fazem parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas, em que denunciam o modelo do agronegócio no campo brasileiro e propõem a agroecologia como alternativa ao capital estrangeiro na agricultura.

Brasil: Nesta segunda, estados amanhecem com mobilizações das mulheres camponesas