Brasil

mujer1

Desde o mês de janeiro de 2015 estão acontecendo, nos 14 municípios que compõem o Polo da Borborema, encontros preparatórios para a sexta edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia, que neste ano acontecerá em Lagoa Seca-PB, no dia 12 de março.

Brasil: Mulheres do Polo da Borborema se preparam para VI Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia

Por AS-PTA
Crisis climática

Neste artigo, afirmamos a necessidade de transformações nas áreas ocupadas com monoculturas, favorecendo a diversidade nos campos de cultivo e a heterogeneidade na escala da paisagem, uma estratégia que representa um camino consistente para o aumento da produtividade, da sustentabilidade e da resiliencia da produção agrícola, ao mesmo tempo em que reduz os impactos socioeconômicos e ambientais negativos que advirão com as alterações climáticas.

Agroecologia e o desenho de sistemas agrícolas resilientes às mudanças climáticas. Cadernos para debate N°2

Por AS-PTA
brasil

É dia de festa – e de luta – no sítio São José, uma das quatro aldeias que compõem a Terra Indígena Tremembé daBarra do Mundaú, em Itapipoca, a 130 quilômetros de Fortaleza, Ceará. Nas cercas e nas palhoças deste território ameaçado estão as faixas exigindo a demarcação das terras. Uma delas aponta o inimigo que há quase quinze anos cobiça a área dos Tremembé: “Fora Nova Atlântida!”, exige a faixa.

Brasil: No Ceará, terra dos Tremembé é ameaçada por resort espanhol

Pueblos indígenas

"Trata-se, especialmente, de manter firme o processo de mobilização em todos os níveis, de potencializar a atuação também em espaços de incidência política no âmbito internacional a fim de informar a sociedade e instâncias de direitos humanos de outros países acerca da realidade efetivamente vivida pelos povos no Brasil, bem como, de ampliar a articulação de suas lutas com setores da sociedade brasileira no meio urbano e com comunidades tradicionais e movimentos sociais do campo em nosso país."

E a luta continua: aumentam as ameaças aos povos originários do Brasil

Pueblos indígenas

"O governo brasileiro segue decidido a nada decidir, descumprindo a Constituição, favorecendo os setores anti-indígenas e potencializando os conflitos e as violências contra os povos". O comentário é de Cleber Buzzato, secretário Executivo do Cimi, em artigo no portal do Cimi.

E a luta continua: aumentam as ameaças aos povos originários do Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

"Não pode um governo que pretende ser “popular” se submeter às exigências econômicas e políticas do agronegócio. Nas condições atuais já seria escandaloso o Governo fornecer igual incentivo ao Agronegócio do que à Agricultura Familiar".

Brasil: O governo Dilma no cabresto do agronegócio?

Movimientos campesinos

Nosotros los campesinos y campesinas organizados en la CLOC- Vía Campesina Brasil , expresamos nuestro firme apoyo a los campesinos de la Vía Campesina de Honduras, que luchan por los derechos de los agricultores desde hacer muchos años.

Brasil: Comunicado de Solidaridad con Honduras

Tierra, territorio y bienes comunes

A mesma subseção judiciária que determinou a demarcação de terras indígenas do Mato Grosso do Sul concedeu ordem de reintegração de posse aos herdeiros de uma fazenda que incide sobre a comunidade Pacurity, onde vivem famílias Guarani-Kaiowá desde antes da colonização do estado.

Brasil: Comunidade indígena Pacurity está amaeçada de despejo, apesar de ordem de demarcaçao