Brasil

Soberanía alimentaria

"A participação efetiva das mulheres no processo produtivo, desde o início da construção humana do saber e da prática vinculada à agricultura, sempre foi determinante para a garantia da continuidade dos seres humanos tanto na produção da alimentação, como na preservação ambiental, na garantia de renda--comercialização, ou seja, na reprodução da vida. Porém, essa participação ao longo da história foi secundarizada diante da organização social capitalista em que vivemos, que se pauta por uma lógica social enviesada pelos valores que orientam as relações de gênero."

Mulheres camponesas: trabalho produtivo e engajamento político

Agronegocio

“A bancada ruralista no Congresso Nacional reforça a declaração de guerra do latifúndio contra os povos indígenas, contra os quilombolas, contra o meio ambiente e os respectivos direitos constitucionalmente estabelecidos”. A afirmação é do Cimi em nota publicada no seu portal, 11-09-2013, sobre a Instalação da Comissão Especial da PEC 215.

Brasil: “Está em curso uma verdadeira ditadura absolutista do agronegócio no país”, afirma Cimi

Por CIMI
Crisis climática

"Este documento traz uma síntese de notícias veiculadas na imprensa acerca da relação do agronegócio com o aquecimento global e, em particular, do Brasil, baseado em estudos realizados pela Embrapa e pela Unicamp, os quais serão divulgados nesta semana", a opnião é de João Marcelo Intini, engenheiro agrônomo, assessor técnico da Liderança do PT na Câmara dos Deputados, 09-09-2013.

O agronegócio brasileiro contribui para o aquecimento global

Megaproyectos

"Todos nascemos livres, somos iguais em dignidade e temos o direito de dizer NÃO às barragens; todos temos direito à participação direta, prévia, informada e deliberativa sobre os projetos que afetarão as nossas vidas; fica estabelecido que a água e a energia não podem ser vendidas como mercadorias; todos as pessoas têm direito a energia elétrica como um bem de uso público e acesso gratuito..."

"Direitos Universais dos Atingidos por Barragens" são proclamados em Belo Monte

JOKA2435

Ao finalizar o Encontro Nacional realizado em São Paulo de 2 a 5 de setembro, e que reuniu mais de 2.500 atingidos por barragens de 17 estados brasileiros, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) definiu que a única forma de garantir os direitos das populações atingidas pelas grandes obras é ampliando as ações e protestos em todo o país.

Atingidos por barragens prometem intensificar as lutas em todo o Brasil

Por MAB
Soberanía alimentaria

Mujeres denuncian que los grandes proyectos que afectan los bienes naturales también impactan sobre ellas con mayor intensidad.

Audio - Por soberanía energética y alimentaria

Megaproyectos

Desde Sao paulo, Brasil, donde transcurre el tercer Encuentro Nacional del Movimiento de Afectados por Represas (MAB, CLOC-Vía Campesina) realizamos esta edición especial del programa en conjunto de la CLOC y Radio Mundo Real.

Audio - Voz Campesina 21: Especial desde Encuentro Nacional del Movimiento de Afectados por Represas de Brasil

Megaproyectos

Vídeo do escracho realizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Levante Popular da Juventude contra os possíveis carteis na construção de hidrelétricas.

Video: Escracho contra carteis de transacionais em grandes obras

Por MAB