Brasil

Tierra, territorio y bienes comunes

La Justicia revocó la orden de retirada de 170 indios guaraní-kaiowá de las tierras en que viven en el estado de Mato Grosso do Sul. En una carta a la opinión pública ellos expusieron: “Pedimos al Gobierno y a la Justicia Federal que no decreten la orden de desalojo, sino que decreten nuestra muerte colectiva y el enterramiento de todos nosotros aquí. Nosotros ya hemos evaluado nuestra situación actual y hemos concluido que vamos a morir todos, incluso dentro de poco tiempo”.

Brasil: La muerte anunciada de los Guaraní-Kaiowá

Economía verde

"Acre continua sendo um dos estados mais pobres do Brasil. Os povos indígenas continuam a lutar pela demarcação de seus territórios. Enquanto isso, a quantidade de gado no Acre aumentou durante a última década, de 800 mil para 2,5 milhões. Desmatamento continua e a área de floresta derrubada está aumentando."

Brasil: problemas com REDD e pagamentos por serviços ambientais no Acre

Agronegocio

O Ministério do Meio Ambiente e representantes de setores da sociedade civil anunciaram nesta quinta-feira (26) os resultados do último ano (período 2011/12) da chamada moratória da soja, um acordo de empresas de agronegócios para evitar o desmatamento da Amazônia para a produção dessa commodity.

Brasil: cultivo de soja em áreas recém-desmatadas da Amazônia cresce 57%

Tierra, territorio y bienes comunes

Eles são cerca de 170 índios guarani-kaiowá, estão em uma área de 2 hectares de mata ilhada entre um charco e o leito do Rio Hovy, na divisa da Reserva Sassoró com a Fazenda Cambará, propriedade de 700 hectares no município de Iguatemi, no sul de Mato Grosso do Sul. A presença desse grupo de índios na área de mata ocupada por eles há um ano e chamada de Pyelito Kue/Mbarakay - que quer dizer terra dos ancestrais - foi decretada ilegal pela Justiça Federal há um mês e os indígenas condenados a deixar o local. Mas eles se negam a sair e prometem resistir à ordem judicial de despejo.

Ameaçada de despejo, aldeia guarani-kaiowá promete resistir 'até a morte'

DSC01955 1

Relatório detalha cadeias produtivas no Mato Grosso do Sul e aponta impactos da expansão do plantio. Documento ajuda no debate sobre responsabilidade de empresas nos conflitos envolvendo fazendeiros.

Brasil: Estudo denuncia produção de soja e cana em terras dos Guarani-kaiowá

Crisis capitalista / Alternativas de los pueblos

Video sobre la participación de La Vía Campesina en la Cumbre de los Pueblos, que se realizó de 17 a 21 de Junio de 2012 en Rio de Janeiro, Brasil, en paralelo a la Conferencia de las Naciones Unidas sobre Desarrollo Sostenible Rio+20.

Video: Vía Campesina en la Cumbre de los Pueblos - 2012

Transgénicos

"O Idec assinou junto a outras entidades um ofício de urgência pedindo a suspensão da liberação comercial do milho trangênico NK603 no Brasil após a publicação do primeiro estudo de longo prazo sobre os efeitos do produto no organismo."

Brasil: entidades pedem a suspensão do milho transgênico da Monsanto

Por IDEC
Tierra, territorio y bienes comunes

"A pretensão deste artigo é fazer uma breve análise das motivações principais que levaram historicamente e ainda levam hoje os Guarani e Kaiowá a retornarem aos territórios tradicionais, tekoha guasu, de onde foram expulsos e dispersos. "

Brasil: os motivos da luta dos Guarani e Kaiowá pelos territórios tradicionais, tekoha guasu