Brasil

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

"Diversas outras entidades ligadas a defesa dos direitos humanos protocolaram um “dossiê-denuncia”, junto à mais dez órgãos do governo federal, apontando dezenas de violações aos direitos humanos, meio ambiente, patrimônio histórico e aos cofres públicos na instalação do Perímetro Irrigado da Chapada do Apodi/RN."

Brasil: violações de direitos humanos permeiam Projeto do Apodi, denunciam entidades

Megaproyectos

El Movimiento Xingú Vivo para Siempre está realizando una campaña de recolección de firmas contra la construcción de la hidroeléctrica de Belo Monte, que está siendo instalada en el río Xingú, en Altamira, Pará (norte de Brasil). Quienes estén interesados en ayudar en esta lucha para defender la naturaleza, el río y sus pueblos, por favor firmen la petición de justicia.

Brasil - Belo Monte: Campaña de firmas pide el juzgamiento de acciones paradas en la justicia

Pueblos indígenas

"Todos os estudiosos, pesquisadores, militantes, agentes de pastoral que acompanham a luta dos Guarani-Kaiowá afirmam que a terra está no centro do conflito. Na visão etnocentrista do capital o índio é um estorvo. Com diz Eduardo Viveiros de Castro, “índio não produz, vive”, logo quem não produz não tem lugar no sistema produtivista consumista, deve ser afastado, confinado e até mesmo eliminado."

Brasil: O silencioso, duradouro e doloroso martírio do povo Guarani-Kaiowá

Minería

“O Brasil precisa não só alterar a sua legislação, mas estabelecer mecanismos claros de controle, inclusive porque muitas das pressões para alteração da legislação são para flexibilizar a extração e não para melhorar o controle”, assinala o relator do Direito Humano a Terra, Território e Alimentação, da Plataforma Dhesca (Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais).

Brasil: Código da Mineração: "Os resultados podem ser desastrosos". Entrevista especial com Sérgio Sauer

Acaparamiento de tierras

A corrida por terras agrícolas levou investidores estrangeiros a adquirir pelo menos 83 milhões de hectares em países em desenvolvimento entre 2000 e 2010, segundo o Deutsche Bank. O total equivale a 1,7% da área agricultável global e é muito superior aos 50 milhões de hectares utilizados para o plantio de grãos no Brasil na safra 2012/13.

Uma corrida por terras de emergentes

Pueblos indígenas

"Manifestemo-nos hoje, enfaticamente, em defesa dos Guarani Kaiowá. Como forma de materializar nosso apreço pela liberdade e pelo direito à diferença. Como forma de protesto contra um Estado centralizador e autoritário. Como declaração de que não queremos juiz, médico, político ou professor nos dizendo como devemos viver nossas vidas. Essa função está reservada para os poetas – índios e não-índios, brancos e não-brancos."

Brasil: Guarani Kaiowá e as perversidades do senso comum

Megaproyectos

A continuación, reproducimos el artículo de Guilherme Carvalho que analiza los procesos de expansión capitalista en la Pan-Amazonía, y cuya identificación ayudan a comprender la naturaleza del desarrollo socio-territorial en marcha en la región.

Grandes proyectos de infraestructura, conflictos y violación de derechos en la Pan-Amazonía

Crisis climática

“Boa parte da agricultura familiar e camponesa do Brasil vive na região do semiárido, por isso precisamos pensar políticas públicas adequadas de desenvolvimento dessas famílias”, diz a coordenadora executiva da ASA, em Minas Gerais.

Brasil: semiárido: contradições e alternativas