Brasil

Agronegocio

O Ministério do Meio Ambiente e representantes de setores da sociedade civil anunciaram nesta quinta-feira (26) os resultados do último ano (período 2011/12) da chamada moratória da soja, um acordo de empresas de agronegócios para evitar o desmatamento da Amazônia para a produção dessa commodity.

Brasil: cultivo de soja em áreas recém-desmatadas da Amazônia cresce 57%

Tierra, territorio y bienes comunes

Eles são cerca de 170 índios guarani-kaiowá, estão em uma área de 2 hectares de mata ilhada entre um charco e o leito do Rio Hovy, na divisa da Reserva Sassoró com a Fazenda Cambará, propriedade de 700 hectares no município de Iguatemi, no sul de Mato Grosso do Sul. A presença desse grupo de índios na área de mata ocupada por eles há um ano e chamada de Pyelito Kue/Mbarakay - que quer dizer terra dos ancestrais - foi decretada ilegal pela Justiça Federal há um mês e os indígenas condenados a deixar o local. Mas eles se negam a sair e prometem resistir à ordem judicial de despejo.

Ameaçada de despejo, aldeia guarani-kaiowá promete resistir 'até a morte'

DSC01955 1

Relatório detalha cadeias produtivas no Mato Grosso do Sul e aponta impactos da expansão do plantio. Documento ajuda no debate sobre responsabilidade de empresas nos conflitos envolvendo fazendeiros.

Brasil: Estudo denuncia produção de soja e cana em terras dos Guarani-kaiowá

Crisis capitalista / Alternativas de los pueblos

Video sobre la participación de La Vía Campesina en la Cumbre de los Pueblos, que se realizó de 17 a 21 de Junio de 2012 en Rio de Janeiro, Brasil, en paralelo a la Conferencia de las Naciones Unidas sobre Desarrollo Sostenible Rio+20.

Video: Vía Campesina en la Cumbre de los Pueblos - 2012

Transgénicos

"O Idec assinou junto a outras entidades um ofício de urgência pedindo a suspensão da liberação comercial do milho trangênico NK603 no Brasil após a publicação do primeiro estudo de longo prazo sobre os efeitos do produto no organismo."

Brasil: entidades pedem a suspensão do milho transgênico da Monsanto

Por IDEC
Tierra, territorio y bienes comunes

"A pretensão deste artigo é fazer uma breve análise das motivações principais que levaram historicamente e ainda levam hoje os Guarani e Kaiowá a retornarem aos territórios tradicionais, tekoha guasu, de onde foram expulsos e dispersos. "

Brasil: os motivos da luta dos Guarani e Kaiowá pelos territórios tradicionais, tekoha guasu

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

No dia 21 de outubro, completaram-se cinco anos do assassinato do trabalhador rural Valmir Mota de Oliveira, o Keno. O crime foi cometido por pessoas ligadas à NF Segurança, empresa contratada pela Syngenta, e ocorreu em Santa Tereza do Oeste, PR, na área em que a multinacional realizava experimentos ilegais com transgênicos.

Brasil: Keno vive. Cinco anos de impunidade

Transgénicos

Entidades da sociedade civil encaminharam um ofício ao governo federal questionando a liberação comercial do milho modificado geneticamente NK603. O requerimento de reavaliação foi direcionado a diversos ministros e representantes de órgãos relacionados ao tema, e seu objetivo é suspender o uso dessa tecnologia até que pesquisas independentes confirmem sua segurança alimentar e nutricional.

Brasil: Entidades pedem a reavaliação de milho transgênico questionado em recente estudo francês