Brasil

O MPF impetrou ontem ação civil pública contra a petroleira norte-americana Chevron e a Transocean, empresa que prestou serviços à Chevron, pedindo indenização de R$ 20 bilhões pelo segundo vazamento de óleo, em março, ocorrido no Campo de Frade, Bacia de Campos (RJ).

Brasil: MP pede R$ 20 bilhões de indenização por 2º vazamento da Chevron

Os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura e Pecuária (MMA e Mapa) estudam um decreto para a regulamentação do plantio de milho transgênico ao redor de Unidades de Conservação (UCs), nas chamadas zonas de amortecimento.

Brasil: governo tenta regulamentar plantio de milho transgênico em torno de UCs

Tierra, territorio y bienes comunes

"Dezesseis anos depois do massacre, os conflitos no campo continuam; neste ano, três membros do MLST foram assassinados em Minas Gerais. Já em Pernanbuco, outros dois companheiros do MST foram tombados por balas de pistoleiros nos últimos dias."

Brasil: Carajás, 16 anos de impunidade

“Infelizmente, os atingidos são vistos como pessoas que devem ser retiradas por conta da construção da barragem. Além disso, não é feito um acompanhamento dessas famílias após o reassentamento”, afirma o biólogo Eduardo Luis Ruppenthal.

Brasil: hidrelétrica gaúcha abastece mineradoras. Entrevista especial com Eduardo Luis Ruppenthal

En menos de dos días, cuatro trabajadores rurales sin tierra fueron brutalmente asesinados en Brasil. En todos los casos figuran indicios de ejecución.

Brasil: cuatro trabajadores sin tierra son asesinados en dos días

"Sentença da Vara Federal Ambiental de Porto Alegre, publicada no dia 6 de março, decidiu que os limites do plantio e cultivo de sementes transgênicas deverá respeitar as regras de licenciamento ambiental assim como a distância de 10 quilômetros nas regiões circundantes às Unidades de Conservação situadas no Rio Grande do Sul..."

Brasil: justiça restringe o cultivo de transgênicos no entorno de unidades de conservação do RS

Movimentos sociais e indígenas organizam o Tribunal Popular da Terra em Mato Grosso do Sul, entre 30 de março e 1º de abril, que fará um julgamento simbólico do Estado brasileiro, do latifúndio e do agronegócio.

Brasil: indígenas do MS evitam despejo e colocam agronegócio no banco dos réus

Ecología política

"As alterações no Código Florestal, a redução de Unidades de Conservação, a redução do poder de fiscalização do Ibama, os atropelos no licenciamento ambiental, a paralisação da agenda climática, a lentidão no saneamento, na mobilidade urbana, na regularização fundiária, o aumento da violência no campo e um Ministério do Meio Ambiente inerte."

“Sobre os retrocessos do governo Dilma”. Organizações da sociedade civil lançam documento