Brasil

Pueblos indígenas

Levantamos nossas vozes para defender os nossos direitos garantidos em leis e agressivamente descumpridos. Unidos desde as comunidades, viemos desabafar que o não cumprimento da lei, está colaborando, para ferir a dignidade do nosso povo, exterminar a vida de nossas crianças, para envenenar as nossas águas dos rios, para transformar a Mãe Terra em negócios de lucros.

Carta do Povo Jaminawá do Estado do Acre

Além de debater a agroecologia, a Cúpula dos Povos pretende utilizar essa forma de produção de alimentos no cardápio do evento, que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro em paralelo à Rio+20.

Brasil: Cúpula dos Povos estimula consumo e produção de alimentos agroecológicos

Transgénicos

Análise dos custos de produção do milho convencional e do transgênico elaborada pela Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos (SC) mostra que o plantio do milho transgênico eleva o custo de produção e que a produtividade esperada é a mesma.

Brasil: milho transgênico rende 93% menos que o convencional em Santa Catarina

Por AS-PTA

Baixa Grande do Ribeiro (PI) e outras 51 cidades de 5 Estados entraram na lista dos municípios que mais desmatam o Cerrado e, por isso, serão alvo de vigilância e medidas de recuperação das áreas degradadas. O Maranhão é o Estado com o maior número de municípios na lista: 20, seguido pela Bahia e por Tocantins.

Brasil: desmate põe em alerta mais de 50 municípios do Cerrado

Nuevas tecnologías

"O Projeto de Lei 93/11, que prevê a criação de um banco genético para identificar criminosos que cometeram crimes violentos, aprovado no Senado no ano passado, tem suscitado controvérsias no meio jurídico."

Brasil: bancos de perfis genéticos: ''uma forma mais sofisticada de biopoder''. Entrevista especial com Taysa Schiocchet

Por cerca de €90 milhões (R$ 220 milhões), os índios da etnia mundurucu, no interior brasileiro, venderam à empresa irlandesa Celestial Green Ventures uma área com 16 vezes o tamanho de São Paulo. Este terreno situa-se em Jacareacanga, em plena floresta amazónica.

Brasil: índios vendem direitos sobre terra na Amazónia a empresa irlandesa

imgNoticiaUpload13263089446281

“A presidenta Dilma tem demonstrado preocupação com a ofensiva do capital estrangeiro sobre as nossas terras. No entanto, o governo tem uma proposta muito tímida. O controle sobre as nossas terras é fundamental para a soberania nacional e, por isso, defendemos a proibição".

Brasil: MST defende proibição da aquisição de terras por estrangeiros e pede mobilização contra retrocessos

pontal mapa1

Temos o objetivo de apresentar algumas reflexões a respeito do conflito em torno da posse e da luta pela terra no Pontal do Paranapanema (SP) no século 21, renovado pelo processo de expansão do capital agroindustrial canavieiro por meio da territorialização dos canaviais e das plantas agroprocessadoras.

Brasil: o capital agroindustrial canavieiro por trás da legalização da grilagem no Pontal