Brasil

Soberanía alimentaria

"El Encuentro tendrá como propósito el de construir una visión y una acción común para enfrentar y transformar la histórica y actual dominación imperial y neoliberal a que están sometidos los trabajadores de la agricultura y de la alimentación en el continente americano."

Brasil: Segundo Encuentro Continental de Trabajadores de la Agricultura y la Alimentación. “Unidos por una verdadera Soberanía Alimentaria”

O uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, como forma de elevar a produtividade no campo, foi criticado pelo coordenador do MST, João Pedro Stédile, que participou de aula inaugural da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Uso de agrotóxicos em lavouras brasileiras segue lógica do lucro, diz Stedile

Monocultivos forestales y agroalimentarios

Os monocultivos de eucalipto e pinus ocupam 6 milhões e 500 mil hectares de terra no Brasil. Agricultores falam sobre os problemas sociais e ambientais deixados por estes cultivos. E apontam uma saída verdadeiramente sustentável: a agroecologia.

Práticas agroecológicas no combate ao deserto verde

Agronegocio

O modelo destrutivo do agronegócio ameaça o meio ambiente e a soberania alimentar do país.

Os agrotóxicos do agronegócio contaminam o Brasil

O programa de reforma agrária do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) assentou no ano passado 22.021 famílias, de acordo com números que acabam de ser divulgados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Brasil: o pior resultado da reforma agrária dos últimos 16 anos

Economía verde

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, afirmou ontem que os contratos assinados entre comunidades indígenas e empresas que negociam crédito de carbono são ilegais.

Brasil: venda de crédito de carbono é ilegal, diz Funai

Transgénicos

“Se os passarinhos morrerem o problema é deles. Nós estamos aqui para avaliar biossegurança”, sentenciou o representante do Itamaraty na reunião da CTNBio que se encerrou nesta quinta.

CTNBio terá novo presidente, mas manterá o perfil pró-transgênicos

Por AS-PTA

O governo brasileiro é atrasado em matéria de economia verde e, por isso, tem sido cúmplice das Nações Unidas na diluição da agenda da conferência Rio+20. Quem acusa é o embaixador e ex-ministro do Meio Ambiente (1993-1994)Rubens Ricupero.

Governo brasileiro e ONU diluíram agenda da Rio+20