Brasil

Defensa de los derechos de los pueblos y comunidades

ABRIL É MÊS DE LUTA pela Reforma Agrária, quando a sua bandeira é fincada nos latifúndios e tremula nas ruas das cidades.

Brasil: o que queremos do governo na nossa jornada

La justicia federal en el Estado de Pará decidió retirar la licencia ambiental a la gigantesta central hidroeléctrica de la empresa Belo Monte, en el corazón de la Amazonía, y suspender la licitación del proyecto que estaba prevista para el 20 de este mes

Brasil: ordenan suspender licitación de gigante hidroeléctrica en río Xingú

Perverso y cobarde. Esos son los términos que utiliza la sentencia judicial para definir a la persona que algunos párrafos después condenaría a treinta años de reclusión: el hacendado Vitalmiro Bastos de Moura –conocido como Bida-, responsable en el asesinato de la monja estadounidense Dorothy Stang, ocurrido en febrero de 2005 en el Estado de Pará, al nordeste de Brasil

Brasil: treinta años de prisión para estanciero responsable de muerte de Dorothy Stang

Agua

"Para celebrar a vitória da comunidade de Martinha e de tantas outras, 600 trabalhadores dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais se reuniram em Juazeiro (BA), entre 22 e 26 de março, no VII Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (EnconASA). O evento marcou os dez anos da ASA, rede que conta com mais de mil entidades que apostam na chamada convivência com a região".

Brasil: para além do chão rachado, a vida

Na próxima quinta-feira (15/4), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2009. É a 25ª edição do relatório que concentra dados sobre os conflitos, violências sofridas e ações de trabalhadores e trabalhadoras rurais, bem como comunidades e povos tradicionais, em todo o país

CPT lança relatório Conflitos no Campo no Brasil 2009

“A pior iniciativa atual contra a biodiversidade agrícola é a tecnologia Terminator, (tecnologia de restrição genética do uso de GURT), uma tecnologia transgênica para esterilizar as sementes em segunda geração, que obriga os agricultores a ter que comprá-las para cada estação de semear. Além disso, transmite esta característica de esterilização para a maioria das plantas vizinhas que contamina. Assim, soma-se o problema da esterilização e da contaminação, ameaçando a biodiversidade”

Uso de plantas ‘biorreatoras’. Um enorme risco ambiental brasileiro

Entrevista especial com Roberto Gomes de Souza Berlinck. Roberto Gomes de Souza Berlinck possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pela Université Libre de Bruxelles. Atualmente é professor no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP)

O valor da biodiversidade brasileira é maior que todo o PIB

“O mecanismo de funcionamento da transposição vai ser assim: uma espécie de empresa vai vender água do São Francisco e, quando a água cair nos outros estados receptores, outras empresas vão comprar essa água. Depois essas empresas vão vender [a água] para os chamados usuários, que ainda são outras empresas, para depois chegar no consumidor final. Todo mundo vai ganhar dinheiro, vai vender água e vai comprar água”. A opinião é de Roberto Malvezzi, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Brasil: ‘a transposição do S.Francisco é a criação de um poderoso mercado de água’, afirma liderança da CPT