Brasil

A decisão da multinacional suíça Syngenta Seeds de doar sua fazenda experimental de 127 hectares para o governo do Estado do Paraná, no último dia 14 de outubro, marca positivamente o término de um violento conflito pela posse da área.

Brasil: Multinacional suíça doa terra sob disputa para o governo do Paraná

Mais de 600 camponeses do MST ocupam a superintendência do Incra, em Belém, em protesto pelo fortalecimento o órgão federal da Reforma Agrária e por uma mudança de orientação na sua política agrária e fundiária, desde segunda-feira (20/10). “Defendemos o fortalecimento do Incra e uma nova política agrária e fundiária na Amazônia para garantir a sustentação econômica dos camponeses e a proteção da floresta”, afirma o integrante da coordenação nacional do MST, Ulisses Manaças.

Brasil: MST exige nova política agrária para a Amazônia

Uma das áreas mais conservadas do Brasil está sob ameaça. O Pantanal vem sofrendo com a supressão da vegetação nativa, com a subdivisão das fazendas de gado que introduziram gramíneas exóticas na região, com o plantio de cana-de-açúcar que produz muito resíduo poluente, com a produção de carvão e com o incentivo de pólos industriais dentro da sua área. Débora Calheiros, faz uma análise nesta entrevista sobre a situação atual do Pantanal

Brasil: o Pantanal, reserva da biosfera, ameaçado. Entrevista especial com Débora Calheiros

Esta martes (21), la Plataforma Dhesca Brasil entrega a las autoridades el informe que investiga las violaciones de los derechos de los trabajadores rurales. Hace un año, el trabajador rural integrante del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra/Vía Campesina, Valmir Mota, fue ejecutado en un campo experimental de transgénicos de la multinacional Syngenta Seeds

Brasil: ataque a campamento cumple un año

Por ADITAL

Entidades ligadas à luta pelos Direitos Humanos e aos Movimentos Sociais promovem entrevista coletiva no dia 23 de outubro para apresentar o "Tribunal Popular: o Estado Brasileiro no banco dos réus". A coletiva de imprensa será no dia 23, quinta-feira às 14h, em São Paulo. Participarão da entrevista coletiva o jurista e deputado federal constituinte Plínio de Arruda Sampaio e representantes de organizações que integram o Tribunal Popular.

Brasil: lançamento do tribunal popular da violência do Estado

Cerca de ochocientas cincuenta familias pueden ser desalojadas debido a la construcción de un sistema de represas en el sur de Minas Gerais, región sudeste brasileña

Brasil: creación de un sistema de represas en el sur del estado de Minas Gerais desaloja

Um vasto coletivo de organizações sociais e religiosas, entre elas SDDH, CPT, MST, CNBB, MAB, Comitê Dorothy, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Intersindical e a Conlutas, lança no dia 17 de outubro a campanha: Lutar por Direitos Humanos Não é Crime. O lançamento será no ginásio da Universidade Estadual do Pará, na Av. Almirante Barroso com um grande ato político durante todo dia. O objetivo da campanha é a construção de um coletivo que atue contra a criminalização dos movimentos sociais e seus apoiadores.

Brasil: lutar por Direitos Humanos NÃO É CRIME!

A Via Campesina e a Assembléia Popular realizam protestos em nove estados para denunciar a responsabilidade do agronegócio e das empresas transnacionais da agricultura pela elevação dos preços dos alimentos e em defesa da soberania alimentar e da agricultura familiar, nesta quinta-feira. No Brasil, a cesta básica exige 52,8% do salário mínimo, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Com o encarecimento do preço, os alimentos vão consumir uma fatia ainda maior da renda ou a população pobre será obrigada a comer menos.

Brasil: Movimentos fazem protestos em 9 estados por soberania alimentar