Brasil

A concentração da propriedade da terra se constitui num dos pilares da concentração de poder não só no Brasil como em toda a América Latina. Desde o início da invasão dos territórios dos povos originários pelos europeus que o domínio e controle da terra e de suas riquezas minerais se configuraram como o principal objetivo dos invasores. Para isso, os invasores conformaram um conjunto de justificativas que teve na idéia de raça (Aníbal Quijano) um elemento central para legitimar esse controle dos recursos e da riqueza por parte dos fidalgos, ou seja, dos fi´d´alguém, já que os filhos de ninguém, isto é, os povos originários e os negros não eram considerados humanos.

Brasil: nova onda de violência e devastação no campo brasileiro vista a partir da Geografia

Por Carlos Walter Porto-Gonçalves

"Estamos observando los intentos perversos y maquiavélicos de las élites y la oligarquía boliviana, acostumbrada a 500 años de dominación. Estamos viendo sobretodo los recientes intentos de las élites de Santa Cruz de La Sierra, que ahora quieren impedir los cambios, bajo maniobras de autonomía de su provincia. Queremos aprovechar, para decirle a usted, a su gobierno y a todo el pueblo de Bolivia, de parte de los trabajadores brasileños, y particularmente los campesinos, que pueden contar con nosotros para lo que sea."

MST, Via Campesina: Estamos con ustedes hermanos bolivianos

Repórter Brasil divulgó, el último jueves (24), el primer volumen del estudio "El Brasil de los Agrocombustibles - Impactos sobre la tierra, el medio y la sociedad", sobre Soja y Mamona. El objetivo es hacer un seguimiento de los impactos socioeconómicos, ambientales, territoriales, laborales, sobre comunidades indígenas y tradicionales causados por cultivos utilizados en la producción de agroenergía

Brasil: estudio señala impacto de la siembra de soja indiscriminada

Por ADITAL

Nós, comunidades indígenas da Raposa Serra do Sol, iniciamos a partir de hoje, 18 de abril, o movimento “Terra Livre: resistir até o ultimo índio”, com o objetivo de consolidar o decreto de homologação da Raposa Serra do Sol, assinado há mais de três anos pelo presidente da República.

Brasil: Terra Livre: resistir até o último índio. Comunidades Indígenas da Raposa Serra do Sol

E as conseqüências, para a produção de alimentos no Brasil, da expansão da cana-de-açúcar nos últimos 15 anos, quais são?

Brasil: agrocombustíveis e produção de alimentos

Os 600 trabalhadores do MST, famílias e mutilados no Massacre de Eldorado dos Carajás ocuparam a sede da mineradora Vale para denunciar a campanha da empresa contra os movimentos sociais e em solidariedade aos integrantes do Movimento dos Trabalhadores e Garimpeiros na Mineração (MTM), que fizeram protesto em Parauapebas na manhã desta quinta-feira (17/4).

Brasil: MST protesta contra Vale em Belém

A FIAN – Organização Internacional de Direitos Humanos, trabalhando no âmbito do Direito Humano à Alimentação Adequada, junto com as agências de cooperação das igrejas Misereor, Pão para o Mundo e EED da Alemanha; a ICCO da Holanda; a HEKS da Suíça; assim como também de um representante da Organização de produtores agrícolas de África Ocidental ROPPA e de um acadêmico da Universidade de Halifax no Canadá, a pedido de organizações brasileiras da sociedade civil, realizou uma missão internacional de investigação para verificar in locus os impactos no Direito Humano à Alimentação Adequada a partir da expansão das monoculturas para agroenergia no Brasil. Entre os dias 03 a 10 de abril, a missão visitou 3 Estados do Brasil: Mato Grosso do Sul, Piauí e São Paulo.

Missão internacional de investigação constata impactos sobre os direitos humanos no Brasil causados por monocultivos para produção de agrocombustíveis

Por FIAN

A Reforma Agrária está parada. Cresce a concentração fundiária, os assentamentos não recebem apoio efetivo, aumenta a violência contra os sem-terra e a impunidade dos latifundiários e do agronegócio. O Massacre de Eldorado de Carajás é o principal símbolo do descaso do Estado com os trabalhadores rurais, com o povo brasileiro. Depois de 12 anos da chacina que assassinou 19 trabalhadores rurais, no município de Eldorado de Carajás, no Pará, no dia 17 de abril de 1996, pouco mudou para os sem-terra.

Brasil: Sem terra: Por que estamos em luta