Brasil

Entenda os 17 pontos mais graves do novo decreto de Bolsonaro sobre agrotóxicos

Confira a análise técnica feita pela Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida que identificou as principais mudanças, retrocessos e possíveis ilegalidades do decreto 10.833/2021.

Entenda os 17 pontos mais graves do novo decreto de Bolsonaro sobre agrotóxicos

Ilustración: Boligan | Carton Club

En momentos en que se presenta una nueva demanda internacional contra el presidente de Brasil por crímenes contra la humanidad por la devastación que está causando su política de deforestación en la Amazonia se difunde un informe que destaca la responsabilidad de empresas y bancos occidentales en esas prácticas.

Una maquinaria de destrucción, con la soja y la ganadería como motores

Manifiesto hacia la COP 26

"A pesar del fracaso de los mecanismos de mercado para producir reducciones reales de emisiones en todo el mundo, se siguen promoviendo como la gran apuesta estructural para hacer viable la descarbonización y el objetivo de la neutralidad climática. Desde hace dos décadas, la apuesta por los mercados de carbono y los mecanismos de compensación han sido duramente criticados por la sociedad civil como una falsa solución a la crisis climática, así como por los impactos causados en los territorios del Sur Global sometidos a la condición de sumideros de carbono".

Manifiesto hacia la COP 26

Ação fez parte da Jornada Nacional da Soberania Alimentar - Foto: Matheus Alves

Em ação que faz parte da Jornada Nacional da Soberania Alimentar, as organizações da Via Campesina Brasil realizaram um ato na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), em Brasília, na manhã desta quinta-feira (14).

Via Campesina ocupa Aprosoja para denunciar a fome no Brasil

"O Marco Temporal revela articulação de bandos que, por ganância, além de desmoralizar as instituições nacionais, pretendem corroer a ideia de solidariedade entre os povos, a ONU e o próprio espírito humano" - Carl de Souza / AFP

"O Marco Temporal revela articulação de bandos que, por ganância, além de desmoralizar as instituições nacionais, pretendem corroer a ideia de solidariedade entre os povos, a ONU e o próprio espírito humano. Não percebem, mas estão acabando com a vida em si. Em ignorância e má fé, desprezam conhecimentos importantes. Estão a um só tempo estimulando o aquecimento global e destruindo elementos essenciais para enfrentamento das crises que daí resultarão".

E você? Vai ficar aí parado, esperando a morte chegar?

Trigo: CTNBio adia decisão sobre liberação comercial de transgênico no Brasil

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) adiou, mais uma vez, a decisão sobre a liberação comercial de trigo transgênico no Brasil para consumo humano e animal. O assunto estava na pauta da sua 245ª reunião ordinária do colegiado, que ocorreu nesta quinta-feira (7), de forma sigilosa, mas ainda não foi “deliberado”, segundo o presidente da entidade, Paulo Barroso. 

Trigo: CTNBio adia decisão sobre liberação comercial de transgênico no Brasil

Por ISTOÉ
Manifesto rumbo à COP26

"Considerando o que a COP 26 representa na consolidação do regime de governança climática internacional, nós, organizações da sociedade civil brasileira, movimentos sociais, sindicatos, entidades, fóruns, articulações e redes, ativistas, pesquisadores reunidos no Grupo Carta de Belém e demais organizações signatárias deste manifesto, vimos diante do público nacional e internacional afirmar que: o debate sobre o clima é irredutível a questões técnicas ou a novas oportunidades de financiamento: insere-se na organização da sociedade; nas relações de poder, econômicas e políticas; contextos históricos; relações de classe e em correlações de forças".

Manifesto rumbo à COP26

Luta pela terra incomoda o capital e o Estado

"A luta pela terra, luta por um direito humano fundamental ao acesso à terra, travada pelos Sem Terra é uma luta que interpela o Estado, a classe dominante e o pensamento pedagógico, inclusive, além de outros incômodos que desencadeia", escreve Frei Gilvander Moreira.

Luta pela terra incomoda o capital e o Estado