Brasil

A Festa de Troca de Sementes Crioulas na comunidade tradicional São Manoel do Pari-MT
Trabalho coletivo, saberes tradicionais e alimentos

Este texto ocupa-se da reflexão acerca das relações existentes entre a produção associada e agroecológica e a cultura do trabalho que dão fundamento histórico para a instituição da Festa de Troca de Sementes Crioulas, nas comunidades tradicionais da baixada cuiabana. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas a partir do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. A análise foi feita a partir do materialismo histórico dialético, o que permitiu compreender as múltiplas determinações que conformam a festa de troca de sementes crioulas, bem como, seus possíveis significados e implicações.

A Festa de Troca de Sementes Crioulas na comunidade tradicional São Manoel do Pari-MT

Brasil es el país que más afecta a sus comunidades con inversiones propias

De las 184 comunidades afectadas en el país, 176 son vulneradas por proyectos que tienen vinculación a inversión nacional, revela la plataforma Derechos Colectivos Vulnerados. La mayoría de casos está relacionada con proyectos mineros y de agroindustria.

Brasil es el país que más afecta a sus comunidades con inversiones propias

Parou por quê? A reforma agrária no governo Bolsonaro

A reforma agrária saiu da lista de prioridades do governo federal há mais de uma década. Mas, na gestão de Jair Bolsonaro, a criação de novos assentamentos para alojar famílias sem-terra foi totalmente paralisada.

Parou por quê? A reforma agrária no governo Bolsonaro

- Fotografia registrada por analista em geoprocessamento evidencia as etapas do desmatamento na Amazônia - Foto: Juan Doblas

A partir de imagens inéditas, o Brasil de Fato te explica e mostra como ocorre a destruição da biodiversidade amazônica.

Amazônia em destruição: entenda e veja como acontecem as fases do desmatamento

Quem semeia soja e milho transgênico colhe pobreza

"Milhões de pessoas foram e estão sendo levadas à pobreza e à emigração pela expansão da soja. Para compensar, o governo usa bilhões de dinheiro público para alimentar os pobres com “Cesta Básica” e “Bolsa Família”, que reduz a pobreza pelo menos em suas estatísticas", escreve Norbert Suchanek, correspondente e jornalista de ciência e ecologia.

Quem semeia soja e milho transgênico colhe pobreza

Revista Agriculturas: diálogos e convergências entre agroecologia e feminismo

Os artigos apresentados nesta edição permitem vislumbrar como a Agroecologia, enquanto inspiração para a elaboração de um novo contrato socioecológico baseado na justiça, na equidade, na solidariedade e na harmonia com a natureza viva, está se desenvolvendo por meio de experiências concretas em diferentes partes do mundo. É preciso avançar nessas experiências para que maiores capacidades de incidência política sejam construídas e que sejam dadas respostas adequadas à crise estrutural de uma sociedade que caminha para o colapso. A pandemia da Covid-19 nos mostra o valor e a importância de sistemas agrícolas e alimentares resilientes e diversos, baseados na ética feminista de cuidado e solidariedade.

Revista Agriculturas: diálogos e convergências entre agroecologia e feminismo

Por AS-PTA
Saberes dos povos do Cerrado e biodiversidade

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado lança o livro “Saberes dos Povos do Cerrado e Biodiversidade”, fruto de um amplo processo colaborativo. O livro é uma ode aos povos do Cerrado, verdadeiros guardiões e multiplicadores das riquezas dessa imensa região.

Saberes dos povos do Cerrado e biodiversidade

Foto: Reporter Brasil

Na última semana, o Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União o registro de 88 pesticidas e produtos técnicos aprovados no final de dezembro. Com isso, o segundo ano de mandato de Bolsonaro terminou com 493 novos agrotóxicos, 19 a mais que em 2019, antigo recordista.

Bolsonaro bate o próprio recorde: 2020 é o ano com maior aprovação de agrotóxicos da história