Brasil

min1

“Minerodutos têm um único objetivo: acelerar o processo de expropriação e exportação do patrimônio mineral brasileiro”, diz o representante do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas - Fonasc-CBH de Minas Gerais.

Minerodutos: um cheque em branco para o desenvolvimento do país. Entrevista especial com Gustavo Gazzinelli, Gabriel Ribeiro e Patrícia Generoso

Carretera amazónica resucita por explosión de soja

La carretera BR-163, un viejo sueño colonizador de la Amazonia de los militares brasileños, fue resucitada por los agroexportadores en el marco de un plan para reducir costos a través de sus hidrovías. Pero su reconstrucción acentuó problemas históricos de deforestación y tenencia de la tierra y anuncia nuevos conflictos sociales.

Brasil: Carretera amazónica resucita por explosión de soja

Povos Indígenas 2016

“Não é preciso ser adivinhão para sentir que no ano que inicia, os cenários mais prováveis para os povos indígenas serão de muita luta. Nada indica que as violências diminuirão..."

Brasil - Povos Indígenas 2016: Cenários de muitas lutas

1

"Con un embalse de 722 kilómetros cuadrados y una caída de 35,9 metros, la hidroeléctrica inundaría un área de 330 kilómetros cuadrados, entre otros de esta aldea de 178 habitantes".

Indígenas resisten “espíritu del mal” de hidroeléctrica brasileña

Criminalización de la protesta social / Derechos humanos

Homens armados passaram a atacar diariamente um acampamento Guarani e Kaiowá localizado no interior do tekoha – lugar onde se é – Kurusu Ambá, entre os municípios de Coronel Sapucaia e Amambai, no Mato Grosso do Sul.

Brasil: Pistoleiros paraguaios atacam a tiros acampamento de Kurusu Ambá e procuram liderança do povo

Por CIMI
agricuturas

A chamada crise da água é umas das expressões – uma das mais graves – da chamada crise civilizacional, em que a mercantilização e a exploração de todas as dimensões da vida – e de seres não vivos – ganham contornos planetários na chamada globalização. A chamada crise da água não está desvinculada da devastação florestal, da erosão da biodiversidade, do empobrecimento dos solos, da fome, da sede e da miséria social que se alastra pelo mundo.

Revista Agriculturas: Colher a Água, Cultivar a Vida, v.12, n.3

Por AS-PTA
Minería

O rompimento da barragem de rejeitos da Samarco, da Vale e da BHP, é o maior desastre do gênero da história mundial. Considerando o volume de lama vazado (50 a 60 milhões de metros cúbicos), o percurso atingido (600 km) e o prejuízo estimado (US$ 5,2 bilhões), não há evento de maior gravidade registrado em 100 anos de mineração no planeta.

Brasil: Tragédia da Samarco teve triplo recorde mundial, diz consultoria