Brasil

Pueblos indígenas

A Articulação dos Povos indígenas do Brasil (Apib) divulgou uma nota pública responsabilizando a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, pelo genocídio de povos indígenas no país. "Entendemos que não resta outra opção: retomar e autodemarcar nossas terras tradicionais", declarou a organização.

Genocídio de povos indígenas no país. Dilma, Cardozo e Luis Adams responsabilizados pela Apib

agriculturas

"As organizações da sociedade civil questionam exatamente o enfoque reducionista das medidas oficiais impostas para o enfrentamento das crises econômica, financeira, social, ecológica, climática, alimentar e energética que confrontam a humanidade com uma encruzilhada histórica."

Revista Agriculturas: "Solos vivos"

Por AS-PTA
Petróleo

"“¡Ni un pozo más!” cuestiona la expansión y los falsos motivos. Por lo tanto, “¡Ni un pozo más!” no significa que “aquí y ahora” dejaremos de utilizar el petróleo y el gas, es decir, no implica la inmediata pérdida de empleo para los trabajadores de la cadena petrolera. “¡Ni un pozo más!” es, en realidad, un pedido estratégico contra el avance de la expansión, para reflexionar sobre la necesidad urgente de reducir (y seleccionar con mayor cuidado) el uso de combustibles fósiles en pos de la justicia ambiental y climática."

Brasil: Expansión del pre-sal, corrupción e industria petrolera

Agroecología

Tão concentradas quanto a terra do agronegócio, estão também a distribuição e o acesso à alimentação em nível global.

Brasil: A agroecologia como modelo ideal de produção de alimentos

Extractivismo

O desmatamento da Amazônia Legal, no período de 1997 a 2013, chegou a 248 mil quilômetros quadrados, quase o tamanho do estado de São Paulo, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são da pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), divulgada.

Brasil: Amazônia Legal, em 16 anos desmatamento foi quase o tamanho de SP

18736745539_009e0c94da_b

MAPA anuncia um dos maiores planos de desenvolvimento do Cerrado, mas na prática pode significar um grande retrocesso ambiental e social.

Brasil: Em nome do lucro, Kátia Abreu e cia decretam a extinção do Cerrado

Crisis climática

É inquietante. Ao mesmo tempo que o governo brasileiro mantém posições tímidas e insuficientes nas negociações globais sobre o clima para um novo acordo este ano, internamente também se sucedem críticas sobre iniciativas para enfrentar as graves questões no nosso território. Uma das últimas dá conta de que a barragem de Sobradinho, no Rio São Francisco, poderá ter de recorrer ao “volume morto” para abastecer parte da população do Nordeste (Estado, 17/5) – cenário que a Agência Nacional de Águas considera “de extrema gravidade”.

Brasil: Aquecimento global, problema dos outros?

Soberanía alimentaria

Apesar da produção atual de comida ser suficiente para alimentar toda a humanidade, uma em cada sete pessoas no mundo passa fome, segundo informações do Relatório anual da agência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Brasil: A agroecologia como modelo ideal de produção de alimentos